MULHERES (IN)VISÍVEIS: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A CIDADANIA FEMININA ((IN)VISIBLE WOMEN: A STUDY ON THE SOCIAL REPRESENTATION REGARDING THE FEMALE CITIZENSHIP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar as representações sociais de cidadania feminina com 114 mulheres, entre 17 e 33 anos, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, na cidade de Caruaru/Pernambuco. A partir do entendimento de que ser cidadã é ser protagonista, foi colocada a seguinte questão: É possível que as representações sociais das mulheres sobre a cidadania, no espaço escolar, apresentem concepções de submissão e dependência? O trabalho de investigação ocorreu através da aplicação de um questionário, que continha uma questão de associação livre – cuja expressão indutora foi “Ser cidadã” – e questões sobre o perfil socioeconômico e cidadania. A análise dos dados da associação livre, realizada com o apoio do software EVOC, mostra que as mulheres parecem compartilhar uma noção de cidadania que se aproxima da idéia de cidadania ativa, ressaltando participação, liberdade, informação (educação) e pluralismo (respeito, dignidade e solidariedade). Ao justificar, entretanto, a escolha das palavras associadas, elas ressaltam que essas categorias não são ainda efetivas na vida cotidiana. Os resultados da pesquisa mostram como as questões de gênero ainda são reproduzidas nas representações sociais dessas mulheres, que apresentam ainda concepções de submissão e dependência.
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres, Cidadania, Representação social.
ABSTRACT: The objective of this work is to investigate the performance of Social Institutions addressing Women’s Rights and Citizenship. 114 women between the ages of 17 and 33 were considered. All were third year Middle School students in the City of Caruaru, Pernambuco, in Northern Brazil. From the understanding that to be a Citizen is to be a Protagonist, the following question was posed: Is it possible that Social Institutions dealing with Women’s Rights and Citizenship in the School Environment continue to present concepts of submission and dependence? Free association was employed in a questionnaire – whose introductory question was “To be a Citizen”, along with inquiries to determine Social / Economic profile, and Citizen Participation. Analysis was performed using EVOC software, showing that the women seemed to share a common concept of what active citizenship signifies, resulting in participation, liberty, information (education), and pluralism, (respect, dignity, and solidarity). The responses and words produced in the free association sessions demonstrate that these concepts are still not considered realities in the daily lives of the women sampled. Research results show that gender concerns are still being reproduced in the Social Intuitions dealing these women, continuing traditions of submission and dependence.
KEYWORDS: Women, Citizenship, Social Institutions.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.