Fluxos e Saberes: uma discussão sobre internacionalização da educação, mobilidade acadêmica e as interfaces com o aumento de estudantes colombianos nas universidades públicas do Brasil (Flows and Knowledges: a discussion about the internationalization...)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta resultados iniciais de uma pesquisa em curso onde se analisa a internacionalização da educação superior juntamente com alguns programas nacionais e internacionais de mobilidade acadêmica, como por exemplo o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PECPG) e as bolsas de estudos disponibilizadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Por meio de um estudo bibliográfico busca-se um debate sobre as estratégias do processo de expansão das universidades brasileiras e a internacionalização da educação superior como peça fundamental no aumento de estudantes estrangeiros. Conclusões iniciais indicam que há uma grande similitude entre o número de oferta de bolsas de estudo com o recente aumento de estudantes colombianos no Brasil.
Abstract: This article presents the initial results of an ongoing research that analyzes the internationalization of higher education together with some national and international academic mobility programs, such as the Programa EstudantesConvênio de Pós-Graduação (PEC-PEG) and the scholarships provided by the Organization of American States (OAS). Through a bibliographical study, a debate on the strategies of the expansion process of Brazilian universities and the internationalization of higher education as a fundamental part in the increase of foreign students is sought. Initial conclusions indicate that there is a great similarity between the number of scholarships offered with the recent increase of Colombian students in Brazil.
Keywords: Internationalization of higher education. Academic Mobility. Latin America.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001
ANZOLA Montero, Germán. Reflexiones Al Proyecto de Reforma de la Educação Superior en Colombia. Rev.udcaactual.divulg.cient., Bogotá, 14 v., N. 1, Junho de 2011.Disponívelem<http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S012342262011000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 de outubro de 2018.
BORGES, F. As relações do Brasil com a Colômbia (1995 - 2010): aproximações e divergências. In: Renata Peixoto de Oliveira; Silvia Garcia Nogueira; Filipe Reis Melo. (Org.). América Andina:integração regional, segurança e outros olhares. 1ed.CAMPINA GRANDE: eduepb, 2012, v. 1, p. 271 301.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Disponível em <http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/> Acesso em 08 jun. 2017
BRASIL. Ministério da Educação Brasil. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php> acessado em 09 jun. 2017
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Embaixada do Brasil na Colômbia. Disponível em <http://bogota.itamaraty.gov.br/pt-br/programa_estudante_convenio_pos-graduacao.xml> Acessado em 09 jun. 2017
CELADE – Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografia. División de Población. Proyecto Investigación de la Migración Internacional en America Latina IMILA de la Comisión Económica para America Latina y el caribe. Disponível em: http://www.cepal.org/celade/migracion/imila/. Acesso em 05 jun. 2017
COLÔMBIA. Ministério da Educação (MEN). Disponível em <http://www.mineducacion.gov.co/1621/w3-channel.html> Acessado em 03 jun. 2017.
FERREIRA, S. : João Ferreira de Oliveira . As reformas da educação superior no Brasil e na União Européia e os novos papéis das universidades públicas. Nuances (UNESP Presidente Prudente), v. 17, p. 51-68, 2010.
FRANÇA, L. Universidades apostam na globalização. Revista Você S.A. Edição 152. 2011. Disponível em. http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/152/noticias/universidades-apostam-na-globalizacao. Acesso em 04 jun 2017.
IANNI, Octavio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estud. av. [online]. 1994, vol.8, n.21, pp. 147-163.
KNIGHT, Jane. Five Myths about Internacionalization. In: International Higher Education, n. 62 nov/dez 2011, p. 14-15. Disponível em: <http://www.checonsult.de/downloads/IHE_no_62_Winter_2011.pdf> Acessado em: 26 de jun de 2017.
LIMA, MC. Mobilidade Mundial de Estudantes. (Portuguese). Gv-Executivo. 8, 2 66, Aug. 2009. ISSN 18068979.
MAUÉS, O. C.; BASTOS, R. S. As Políticas de Educação Superior na esteira dos Organismos Internacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, n.3, p.699-717 set/dez. 2016
QIANG, Zha. Internacionalization of Higher Education: towards a conceptual framework. Policy Futures in Education, Toronto, v. 1, n.3, 2003.
ROBL, Fabiane. “Quo vadis Educação Superior da Colômbia? Expansão, Acreditação e Internacionalização”; Orientação Afrânio Mendes Catani. São Paulo, 2015. 240p.: il, grafs, tabs.
SILVA, A. M; REAL,G. C. M. As Configurações das Políticas para a Educação Superior e as Reformas do Ensino Superior. Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia,V.36,n1,p.141-157, jan/jun.2011
SOUSA SANTOS, Boaventura de (2005). A Universidade no Século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Editora Cortez, 2005
STALLIVIERI, L. O Processo de Internacionalização nas Instituições de Ensino Superior. Educação Brasileira, Brasília, v. 24, n. 48-49, p. 35-37, 2003
UNESCO. Compendio mundial de la educación 2010: Comparación de las estadísticas de educación en el mundo. Canadá: Instituto de Estadística de la UNESCO, Montreal 2010. Disponível em <http://www.uis.UNESCO.org.>. Acesso em: 10 maio 2018.