Tanta gente sem casa, tanta casa sem gente: O direito ao centro da cidade (So many homeless people, so much house without people: The right to the center of the city)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: A pesquisa visa analisar a sistemática incongruência entre as políticas habitacionais e a disponibilidade de imóveis subutilizados nos centros urbanos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com objetivo exploratório, realizada a partir de revisão bibliográfica e de estudo de caso. Inicialmente é apresentado um quadro teórico que aborda os principais conceitos da temática abordada. Na sequência é problematizado o papel dos centros urbanos na política habitacional a partir do caso de Ponta Grossa – PR, através do uso de alguns indicadores e mapeamentos. Por fim, a conclusão reforça a importância do estudo, aponta uma diminuição da vitalidade e da resiliência do centro pontagrossense e indica um caminho de possibilidades a serem trilhadas para um maior entendimento sobre o tema.
Palavras-chave: Política Habitacional. Direito à Cidade. Centros Urbanos.
Abstract: The research aims to analyze the systematic inconsistency between housing policies and the availability of underutilized real estate in urban centers. This is a descriptive research with an exploratory objective, based on a bibliographical review and a case study. Initially, a theoretical framework that addresses the main concepts of the subject is presented. In the sequence, the role of the urban centers in the housing policy from the Ponta Grossa - PR case is analyzed, through the use of some indicators and mappings. Finally, the conclusion reinforces the importance of the study, points out a decrease in the vitality and resilience of the Ponta Grossa’s Urban Center and indicates a path of possibilities to be traced for a greater understanding on the subject.
Keywords: Housing Policy. Right to the City. Urban Centers.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.