O Ensino Superior no Sudoeste do Paraná: origem e trajetória de transformação da FACIBEL (Higher education in the Southwest of the Paraná State: origins and transformation process of the FACIBEL)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As Fundações Municipais de Ensino Superior foram criadas pelo poder público municipal, em consonância com as políticas do governo brasileiro que preconizavam a expansão e interiorização do ensino superior. É nesse universo em que se inseriu a Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão – FACIBEL, e é através de uma análise da história do ensino superior e sua relação com o contexto socioeconômico e político que se busca contextualizar o processo de sua criação, sua existência e sua transformação. Este artigo, numa perspectiva histórica, descritiva e analítica, resgata a sua memória e revela para a compreensão toda a dinâmica do processo de criação do ensino superior em Francisco Beltrão, sua trajetória de superação e avanços dentro de um contexto que marcou o passado da cidade e da região, inserindo muitos atores e seus papéis nesse recorte da história regional.
Palavras-chave: Ensino Superior. História. Transformação.
Abstract: The Municipal Foundations of Higher Education were created by the municipal government, in line with the policies of the Brazilian government, and promoting the expansion and internalization of higher education. It is in this context that the Fundação Faculdade de Ciências Francisco Beltrão – FACIBEL is inserted, and it is by means of an analysis of the history of higher education and its relation to the social, economical, and political scenarios that we seek to contextualize its creation process, existence and transformation. This article recovers its memory by means of a historical, descriptive and analytical perspective, revealing the dynamics of the establishing of the higher education system in Francisco Beltrão, as well as its story of triumph and progress within a context that marked the past of the city and the region, inserting many actors and their roles in this slice of regional history.
Keywords: Higher education. History. Transformation.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.