As concepções Gramscianas de Educação e de Escola Unitária nas Publicações Brasileiras

Conteúdo do artigo principal

Priscila Meier de Andrade Tribeck
Danuta Estrufika Cantoia Luiz
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin

Resumo

O artigo aqui apresentado é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa: Estado Políticas Públicas e Práticas Sociais –(NUPPS). Tem como objetivo traçar uma análise das concepções de Educação, Escola Unitária e Escola Desinteressada no conjunto de artigos gramscianos disponíveis no IGS- Brasil. Também é objetivo do mesmo, apresentar em que medida as concepções de educação dispostas no conjunto dos artigos se aproximam ou se distanciam das reflexões teóricas de Gramsci. Como metodologia recorreu-se: a) levantamento dos artigos que tratam da categoria educação no IGS – Brasil; b) identificação das temáticas que se destacam junto a categoria educação; c) seleção dos fragmentos mais significativos; d) análise dos fragmentos a luz do referencial gramsciano. Conclui-se que as categorias Escola unitária e Educação desinteressada se destacam nos artigos que tem como objetivo discutir sobre educação na perspectiva gramsciana e que as concepções postas pelos mesmos se alinham a proposta de educação e escola apresentada no conjunto da obra de Antônio Gramsci.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TRIBECK, P. M. de A.; ESTRUFIKA CANTOIA LUIZ, D.; CATARINA BRITO DELABONA BOUTIN, A. . As concepções Gramscianas de Educação e de Escola Unitária nas Publicações Brasileiras. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, n. especial, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2014520.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/14520. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Priscila Meier de Andrade Tribeck, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Graduada em Pedagogia e Administração Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: pmtribeck@utfpr.edu.br..

Danuta Estrufika Cantoia Luiz, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Serviço Social pela UEPG e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: danutaluiz88@gmail.com.

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Especialista em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: audiboutin@hotmail.com.

Referências

BAPTISTA, M das G. de A. Práxis e educação em Gramsci. Filosofia e Educação (Online). Revista Digital do Paideia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 181- 2013, abr./set. 2010.

DEL RIO, M. Gramsci e a educação do educador. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 311- 328, set./dez. 2006.

FERRETI, C. J. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politécnica. Trab. Educ e Saúde, Rio de Janeiro, v. 07, suplemento, p. 105-128, 2009.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1995.

GRAMSCI, A. Escritos políticos, vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2004.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979.

LIGUORI, G.; VOZA, P. Dicionário Gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas: Alínea, 2008.

MONASTA, A. Antônio Gramsci. Recife: Massangana, 2010.

NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N de. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 02, p. 25-33, maio./ago. 2012.

RODRIGUES, M. R. N. A questão da educação no pensamento de Gramsci. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 03, n. 02, p. 129-135, jul./dez. 1987.

SILVEIRA, R. J. T. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD – Educ. Tem. Digit., Campinas, v. 17, n. 03, p. 558- 575, set./dez, 2015.

YASBEK, M. C. Classes Subalternas e Assistência Social. São Paulo: Cortez. 1993.

Artigos que compuseram o universo da pesquisa

BAPTISTA, M das G. de A. Práxis e educação em Gramsci. Filosofia e Educação (Online). Revista Digital do Paideia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 181- 2013, abr./set. 2010.

DIAS, G. A educação escolar e a construção da contra hegemonia burguesa. Educar, Curitiba, n.13, p. 35-44, abr./set. 1997.

DEL RIO, M. Gramsci e a educação do educador. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 311- 328, set./dez. 2006.

DORE, R. Afinal o que significa o princípio educativo em Gramsci? Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, set./dez. 2014.

DURANDE, J. C. G. Educação e hegemonia de classe: as funções ideológicas da escola. Revista Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 20, n. 02, p. 70-81, abr./jun. 1980.

FERRETI, C. J. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. Trab. Educ e Saúde, Rio de Janeiro, v. 07, suplemento, p. 105-128, 2009.

MAGRONE, E. Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 353- 372, set./dez, 2006.

NOSELLA, P. Ensino Médio unitário ou multiforme? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 122- 142, jan./mar. 2015.

NOSELLA, P. Gramsci e os educadores brasileiros. Revista da FEBBA, Salvador, n. 10, p. 09- 24, jul./dez, 1998.

NOSELLA, P.; AZEVEDO, M. L. N de. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 02, p. 25-33, maio./ago. 2012.

RODRIGUES, M. R. N. A política educacional e a instituição escolar no pensamento da ideologia pós liberal: uma análise. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 05, n. 02, p. 123-143, jul./dez. 1989.

RODRIGUES, M. R. N. A questão da educação no pensamento de Gramsci. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 03, n. 02, p. 129-135, jul./dez. 1987.

SEMERARO, G. Gramsci educador de relações hegemônicas. Rev. Educação Cultura e Sociedade, São Luís, v. 01, n. 02, p. 143-156, fev./jun. 2011.

SILVEIRA, R. J. T. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD – Educ. Tem. Digit., Campinas, v. 17, n. 03, p. 558- 575, set./dez, 2015.