A pandemia da COVID-19 e o sentido na vida: uma intervenção educacional
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Resumo
Esse estudo objetivou compreender as perspectivas de sentido na vida, atreladas ao contexto educacional durante a pandemia da COVID-19. Refere-se a um relato de experiência por meio da ação de extensão universitária realizada junto aos profissionais de uma escola da rede pública estadual da cidade de João Pessoa-PB. Participaram da intervenção 15 profissionais de uma escola da rede pública estadual da cidade de João Pessoa-Paraíba, sendo 3 docentes do Ensino Fundamental II, 9 do Ensino Médio, 2 gestoras e 1 profissional do Setor Administrativo da Escola. As idades variaram de 27 a 63 anos (M= 41,2, DP=10,97), a maioria católica e do gênero feminino. Teve como perspectiva teórica a Logoterapia e Análise Existencial, a terapia através do sentido. Compreenderam-se as perspectivas de sentido na vida a partir de três eixos principais: 1) Atitudes dos profissionais da escola frente ao momento pandêmico; 2) Considerações sobre a autopercepção da vida e de si; e 3) Considerações sobre o sentido na vida. Sendo assim, foi possível destacar a característica humana da autotranscendência da existência mais acentuada no período pandêmico.
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