Financiamento da assistência técnica e extensão rural: análise dos marcos legais, de políticas públicas transversais e proposições legislativas

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Marcus Peixoto
https://orcid.org/0000-0002-6955-3063

Resumo

O modelo de serviços de Ater institucionalizado no Brasil desde os anos 50 do século XX se expandiu geograficamente graças à associação com a oferta de crédito rural, fartamente disponível e subsidiado, sobretudo nos anos 70, quando as organizações do chamado sistema Sibrater foram estatizadas. Crises econômicas e fiscais nos anos 80 e 90 desorganizaram o Sibrater, que entrou em colapso, ao mesmo tempo em que prestadores privados de serviços se faziam mais numerosos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de objetivo descritivo, o artigo visa analisar os principais marcos legais e políticas públicas que fomentam e condicionam a oferta pública e privada se serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER). Dentre os resultados da análise, é possível afirmar que o século XXI, sobretudo a segunda década, presenciou uma reorganização do sistema, com criação em lei de uma política nacional e de uma agência executiva para implementá-la, paralelamente ao aporte crescente de recursos, pelo menos até 2015, quando nova crise econômica e fiscal abalou as capacidades estatais. Todavia, os Censos Agropecuários de 2006 e 2017 mostraram que cerca de 80% dos estabelecimentos agropecuários continuam sem orientação técnica, o que enseja rediscussão dos marcos legais que amparam os serviços de Ater, para que recebam financiamento adequado. 

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Como Citar
PEIXOTO, M. Financiamento da assistência técnica e extensão rural: análise dos marcos legais, de políticas públicas transversais e proposições legislativas. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, n. especial, p. 1–27, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2220508.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/20508. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Políticas e os processos de Assistências Técnica e Extensão Rural
Biografia do Autor

Marcus Peixoto

Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (2009) pelo CPDA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gradudo em Agronomia pela Universidade Federal de Vicoça ( UFV). Consultor Legislativo, na Área de Economia e Agricultura, da Consultoria Legislativa do Senado Federal. E-mail: marcus.peixoto@senado.leg.br.

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