Narrativas sobre o futuro e construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Conteúdo do artigo principal

Roberta Gracyelle de Lima Ferreira Cunha
https://orcid.org/0000-0003-0895-3693
Jaileila de Araújo Menezes
https://orcid.org/0000-0003-3322-3764
Heridane Patrícia Ferreira
Elaine Magalhães Costa Fernandez

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e discutir sentidos sobre o futuro produzidos por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade. Visa-se também refletir sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento de previsão, registro e gestão de atividades socioeducativas como metodologia mediadora de engajamentos políticos na comunidade socioeducativa. Os referenciais teóricos estão circunscritos na concepção biopolítica de Michel Foucault, na subalternidade da indiana Gayatri Spivak e no empoderamento como atividade social de Paulo Freire. Após uma apresentação da fundamentação teórica e dos aspectos metodológicos serão apresentados resultados obtidos em dois projetos de pesquisa, onde foram discutidas, numa perspectiva qualitativa, as narrativas de adolescentes sobre o território da socioeducação. Em conclusão, o PIA se revela um instrumento capaz de promover ações de caráter político emancipatório na vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
DE LIMA FERREIRA CUNHA, R. G.; MENEZES, J. de A. .; FERREIRA, H. P. .; FERNANDEZ, E. M. C. Narrativas sobre o futuro e construção do Plano Individual de Atendimento (PIA) por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.24558.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/20558. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Roberta Gracyelle de Lima Ferreira Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em psicologia pela Universidade Federal de Permambuco (UFPE). Mestra em Psicologia (UFPE). Professora substituta do Departamento de Psicologia, inclusão e Educação do Centro de Educação (UFPE). E-mail: cyelle_ferreira@hotmail.com.

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutora e Mestra em psicologia (UFRJ). Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. E-mail: jaileila.santos@ufpe.br.

Heridane Patrícia Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em psicologia (UFPE). Psicóloga social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Paulista-PE). Psicóloga escolar no Colégio Imaculado Coração de Maria (Olinda- PE). E-mail:heridane.ferreira@gmail.com.

Elaine Magalhães Costa Fernandez, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-doutora em psicologia intercultural pela Universidade de Toulouse Jean-Jaurés (UT-JJ) Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora associada no Laboratoire Clinique, Psychopathologie, Interculturel (LCPI) da UT-JJ. E-mail: elainef@free.fr.

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