Caracterização e análise de experiências em educação popular na Paraíba (1960-2010)

Conteúdo do artigo principal

Ione Gomes da Silva
Pedro José Santos Carneiro Cruz
Edgar da Silva Fontes
https://orcid.org/0000-0003-2525-3103

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar os espaços em que se desenvolveram historicamente algumas das principais experiências que influenciaram a Educação Popular (EP) no estado da Paraíba, no período de 1960 a 2010. A matriz teórica e analítica é a dialética, e a pesquisa assume uma
abordagem qualitativa. Metodologicamente, utilizou-se a sistematização de experiências, a partir de entrevistas narrativas para a reconstituição da história e da memória de educadores populares com atuação reconhecida e  destacada nesse Estado. Em termos da análise e da organização dos dados, realizou-se a escuta da gravação original das entrevistas e, em seguida, procedeu-se à transcrição dos originais. A amostra foi composta por 11 sujeitos. A análise das entrevistas resultou no levantamento de 57 experiências de EP. Dentre as conclusões, é possível destacar que o estado da Paraíba pode ser considerado um importante centro articulador de experiências locais e nacionais de EP no Brasil. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES DA SILVA, I.; SANTOS CARNEIRO CRUZ, P. J.; DA SILVA FONTES, E. . Caracterização e análise de experiências em educação popular na Paraíba (1960-2010). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422430.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22430. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ione Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB-PB

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela UFPB. Graduação em Pedagogia pela UFPB. E-mail: ionegs89@gmail.com. 

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutor em Educação pela UFPB. Mestre em Educação pela UFPB. Graduação em Nutrição pela UFPB. Professor do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da UFPB. E-mail: pedrojosecruzpb@yahoo.com.br. 

 

Edgar da Silva Fontes, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Medicina pela UFPB. Médico Residente de Medicina de Família e Comunidade – Secretaria de Estado da Saúde/PB. E-mail: edgarfontes.7@gmail.com. 

Referências

ARTICULAÇÃO NACIONAL DE EXTENSÃO POPULAR (ANEPOP) (org.). Conheça a ANEPOP. Disponível em: http://extensaopopular.blogspot.com/p/conheca-anepop.html. Acesso em: 23 jul. 2023.

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (ASPREVPB) (org.). Quem somos? Visão, Missão, Valores. Disponível em: https://www.asprevpb.org.br/institucional. Acesso em: 25 jul. 2023.BETTO, Frei. O que é Comunidade Eclesial de Base. São Paulo: Abril, 1985.

BERNARDO, Klebson Felismino ; CARNEIRO, Pedro José Santos. Concepções e referenciais da educação popular: a sistematização de experiências de seus protagonistas na Paraíba. Praxis & Saber, v. 13, p. e12261-15, 2022.BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução 466/2012. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução Nº 196/96. Versão 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: CONEP, 2012a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Saúde legis: sistema de legislação da saúde. Brasília, 2012b.CALDART, Roseli Salete. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. Estudos Avançados. vol.15, n. 43. São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300016&script=sci_arttext Acesso em: 19 ago. 2023.

CANANÉA, Fernando Antônio Abath Luna Cardoso. Educação Popular e identidade: navegando com a Associação Artístico-Cultural de Cabedelo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR (CEPIS) (org.). Centros e Núcleos – CEPIS. Disponível em: https://sedes.org.br/site/centros/cepis-centro-de-educacao-popular/. Acesso em: 26 jun. 2023.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDHCB) (Rio de Janeiro) (org.). Partido Comunista Brasileiro. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/partido-comunista-brasileiro-pcb. Acesso em: 26 jul. 2023.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDHCB) (Rio de Janeiro) (org.). Central Única dos Trabalhadores. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/central-unica-dos-trabalhadores-cut. Acesso em: 26 jul. 2023.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDHCB) (Rio de Janeiro) (org.). Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/programa-nacional-de-alfabetizacao-pna. Acesso em: 26 jul. 2023.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (CPDHCB) (Rio de Janeiro) (org.). Movimento Educacional de Base. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/movimento-de-educacao-de-base-meb. Acesso em: 25 jul. 2023.

COSTA, Eduardo Antônio de Pontes.; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Memórias e narrativas tecidas em uma experiência extensionista. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 667-678, Dec. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922012000300016. Acesso em: 27 jun. 2023.

CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Agir crítico em nutrição: uma construção pela educação popular. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera. Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cad. CEDES vol. 21. n°55 Campinas. 2001.

ESCOLA DE FORMAÇÃO QUILOMBO DOS PALMARES (EQUIP) (org.). Histórico. Disponível em: http://www.equip.org.br/historia.php. Acesso em: 25 jul. 2023.

FÁVERO, Osmar. MEB – Movimento de Educação de Base – Primeiros tempos: 1961-1966. V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação. Évora/Portugal. 2004. Disponível em: http://forumeja.org.br/les/meb_historico.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DOS TRABALHADORES EM SAÚDE (FENASPS) (org.). Histórico. 2010. Disponível em: http://www.fenasps.org.br/institucional/historia. Acesso em: 26 jun. 2023.

FERREIRA, Silvana Maria. Peregrinos da Terra Prometida: Comissão Pastoral da Terra e trajetória político-religiosa (1975-2003). Sacrilegens, Juiz de Fora, v.1, n.1, p.137-152, 2004.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1999.GRUPO DE PESQUISA EM EXTENSÃO POPULAR (EXTELAR) (Paraíba) (org.). Histórico. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/extelar/. Acesso em: 23 jul. 2023.

GERHARDT, Milton César; FRANTZ, Walter. Educação popular e movimentos sociais: possibilidades de relações democráticas. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 18, n.1, p. 92-104, jan./abr. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46367/26151. Acesso em: 7 fev. 2024.

HADDAD, Sérgio. Relatório preliminar de pesquisa: a situação da educação de jovens e adultos no Brasil. São Paulo: Mimeo, 2006.

HOLLIDAY, Oscar Jara. Educação Popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa; CEAAL; ENFOC, 2020. p. 197. HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: MMA, 2006.

JOVCHELOVICH, Sandra., BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes; 2002, p. 90-113.

LACERDA, Gislene Edwiges de. O surgimento do Partido dos Trabalhadores: uma análise de documento histórico de sua pré-fundação. Virtú (UFJF), v. 6. 2008.

LIMA, Maria da Luz dos Santos. Projeto Comunitário – PROCEP (1987-1994) no Assentamento Baixio-Riachão PB: uma experiência de educação popular no campo. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

LÖWY, Michael.; SOFIATI, Flávio Munhoz; ANDRADE, Luis Martínez; Cristianismo da Libertação e Teologia da Libertação na América Latina. Revista Sociedade e Cultura. 2020, v. 23. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/64381/35037. Acesso em: 6 fev. 2024.

MANCE, Euclides André. O Papel Estratégico do Movimento Popular para a Democracia Popular – o aprendizado dos anos 80 e 90. Brasília: MNDH, 2007.

MARCELINO, Jucicleide da Silva. BAMIDELÊ – Organização de Mulheres Negras na Paraíba em um contexto de transformação nas políticas públicas (2010-2016). Monografia (Licenciatura em História) Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2018.

MELO NETO, José Francisco; CEZARINO, Heleno; CARNEIRO, Geraldo Marques. (org.). Dialética. 1 ed. João Pessoa-PB: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2002, v. 1, p. 83-121.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11a ed. São Paulo, HUCITEC, 2008.

MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE-PARAÍBA (MOPS-PB) (org.). Conheça o MOPS PB. Disponível em: http://mopsparaiba.blogspot.com/p/conheca-o-mops-paraiba.html. Acesso em: 24 jul. 2023.

MONTEIRO, Rui Anderson Costa. A educação popular no ensino superior brasileiro: o protagonismo da universidade federal da fronteira sul. Rev. @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 00, e022002, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/1142/938. Acesso em: 7 fev. 2024.

MUYLAERT, Camila Junqueira; SARUBBI, Vicente Sarubbi Jr.; GALLO, Paulo Rogério; NETO, Modesto Leite Rolim; REIS, Alberto Olavo Advincula. Narrative interviews: an important resource in qualitative research. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2014.

NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA (NESC) (Paraíba) (org.). HISTÓRICO. Disponível em: http://www.ccs.ufpb.br/nesc/. Acesso em: 28 jul. 2023.

ONG-MARÉ PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E EDUCACIONAIS (ONG-MARÉ) (org.). Ong Maré. Disponível em:http://mareproducoes.blogspot.com/p/blog-page.html. Acesso em: 26 jun. 2023.

OLIVEIRA, Ailza de Freitas; et al. (org). Educação popular: autoras e autores da Paraíba. 1. ed. João Pessoa: Editora do CCTA/UFPB, 2020. v. 1. 398 p.

OLIVEIRA, Ailza de Freitas; et al. (org). Educação popular: autoras e autores da Paraíba [recurso eletrônico]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. (Coleção Saberes em Educação Popular, v.2)PROJETO SAL DA TERRA (PST) (org.). Histórico. Disponível em: https://saldaterraeducacao.wordpress.com/about/. Acesso em: 27 jun. 2023.

RAMALHO, Francisca Arruda et al. Os Centros Populares de Documentação e Comunicação no Contexto Paraibano: elementos para reexão. João Pessoa: UFPB/Departamento de Biblioteconomia e Documentação, 2010. (Relatório de pesquisa).

REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ (RECID) (org.). Como nos organizamos. Disponível em: http://recid.redelivre.org.br/como-nos-organizamos-2/. Acesso em: 22 jul. 2023.

REZENDE, Maria Valéria. A educação popular no Brasil: uma visão histórica. In: OLIVEIRA, A. F. et al. (org). Educação popular: autoras e autores da Paraíba. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022.SELAU, Mauricio da Silva. História Oral: Uma metodologia para o trabalho com fontes orais. Esboços: histórias em contextos globais, Florianópolis, v. 11, n. 11, p. pp. 217-228, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/486. Acesso em: 26 jun. 2023.

SILVA, Rosa Maria Carlos e. A arte censurada: teatro e ditadura no estado da Paraíba nos anos de 1964 a 1988. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

SILVA, Ione Gomes da; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Educação popular e o campo das drogas: enfoques da literatura. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 27, e0220050, 2022. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/10980. Acesso em: 10 fev. 2024.

SOARES, Leôncio. As Especicidades na Formação do Educador de Jovens e Adultos: Um Estudo Sobre Propostas de EJA. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p.303-322, ago. 2011.

SOUZA, Dellany Maria Dantas et al. O desenvolvimento na perspectiva da participação: Campina Grande-PB e o centro de Ação cultural (CENTRAC). Qualitas Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 v.18 n.1 - jan-abr/2017.

SOUZA, Ney de. Ação católica, militância leiga no Brasil: méritos e limites. Revista de Cultura Teológica - v. 14 - n. 55 - abr/jun 2006.

STOTZ, Eduardo Navarro. Encontro de movimentos e práticas de Educação Popular e Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v.8, n.14, p.179-82. 2004.

TORRES, Carla Michele Ramos. A União Nacional dos Estudantes: História, Educação e Política no Brasil na década de 1960. Anais da XI Reunião Científica Regional da ANPED. UFPR. Curitiba/Paraná, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) (org.). Histórico INCUBES. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/incubes/. Acesso em: 23 jul. 2023

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação Popular e Atenção à Saúde da Família. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

VASCONCELOS, Eymard Mourão; VASCONCELOS, M. O. D.; SILVA, M. O. A contribuição da Educação Popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 43, p.89-106, jun. 2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)