Educação e Exclusão no Espaço Local – Ponta Grossa: Investigando o Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Andria Maria Catto Menin
Maria Antônia Souza

Resumo

Com o objetivo de identificar o perfil da educação em Ponta Grossa, buscamos junto ao Núcleo Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação desta cidade, dados que pudessem ser estudados, analisados e relacionados com as questões políticas econômicas e sociais do contexto atual. Organizamos dados relativos ao número de matrículas efetuadas nos anos de 1999, 2000 e 2001 para as estaduais e nos anos de 2000 e 2001 das escolas municipais. Analisamos os índices de aprovação, reprovação e desistentes, por escola, do ano de 1999 das escolas estaduais, e dos anos de 1999 e 2000, de modo geral, relativo as séries, das escolas municipais. Ainda, referente as escolas municipais, organizamos dados a respeito do número de alunos em “idade série” e fora da “idade série” do ano de 2001. Esses dados foram tema de discussão junto ao Núcleo de Pesquisa “Desigualdade e Exclusão no Espaço Local”, portanto, um das considerações finais relaciona-se com a visibilidade da exclusão no contexto da educação, no espaço local.


PALAVRAS-CHAVE: educação, exclusão, espaço local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MENIN, A. M. C.; SOUZA, M. A. Educação e Exclusão no Espaço Local – Ponta Grossa: Investigando o Ensino Fundamental. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/33. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andria Maria Catto Menin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bolsista PIBIC/CNPq – 2001/2002. Graduanda em Pedagogia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Maria Antônia Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Programa de Mestrado em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)