Modernidade e pós-modernidade: em busca do sentido da vida atual (Modernity and post-modernity: in search of the meaning of the current life) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.12i1.0001
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto pretende refletir sobre um conjunto de temas que integram a agenda contemporânea. Toma como ponto de partida a contraposição entre modernidade e pós-modernidade para dialogar a “nova sociologia” que se encontra em constituição, dedicada a interpretar o mundo e o modo de vida derivados da revolução digital e da globalização capitalista intensificada. Mediante a aceitação de algumas das metáforas e dos conceitos postos em circulação por essa sociologia, busca-se argumentar que o mundo que temos diante dos olhos sugere bem mais a imagem de uma modernidade radicalizada, na qual se chocam e se combinam dinâmicas do passado com dinâmicas que estão apenas se anunciando, formando um conjunto compósito, plural, desigual, surpreendente e veloz.
Palavras-chave: Modernidade. Vida líquida. Individualização. Sociedade do risco.
Abstract: This paper reflects on a set of themes that are part of the contemporary agenda. The article contrasts modernity and post-modernity to discuss the “new sociology” which is dedicated to interpret the world and the way of life derived from the digital revolution and an intense capitalist globalization. Accepting some of the metaphors and concepts developed by this sociology, the paper argues that the world suggests much more than the image of a “radicalized modernity”, in which the dynamics of the past collide and combine with dynamics that are coming into existence, forming a plural, uneven, and surprisingly fast system.
Keywords: Modernity. Liquid life. Individualization. Risk society.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.