Educação Superior e Ensino à distância: desafios para a formação profissional do Serviço Social (Higher Education: challenges for the professional training of Social Work) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.14i2.0013
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir os impactos da contrarreforma da educação, especificamente seus rebatimentos no ensino superior, e os impactos para a formação em Serviço Social. A partir de 2007, o Serviço Social passa a ser oferecido na modalidade de ensino a distância, trazendo novas questões para a formação profissional dessa área. Partimos do entendimento de que para refletir sobre a formação acadêmico-profissional em Serviço é necessário considerar as tendências do ensino superior no Brasil, visto que as condições nas quais a educação superior se materializa têm um papel determinante no tipo de currículo implementado nas instituições de ensino, e também no próprio movimento da profissão. Apresentamos, ainda, questões para refletir sobre significado políticopedagógico do EAD, analisando as formas reificadas que transformam o processo educacional em mera mercadoria e comprometem a qualidade da formação profissional.
Palavras-chaves: Educação Superior, Serviço Social, formação profissional, Educação à Distância.
Abstract: This article aims to discuss the impacts of contrareformation education, specifically their reverberations in higher education and the impacts to the formation in Social Service. From 2007 on, Social Service has been offered in the modality of distance learning, bringing new issues to professional training in this area. We start from the understanding that in order to ponder on the academic-professional training in social work as well as on the specificities of distance learning, it is necessary to consider the trends in higher education in Brazil, since the conditions in which higher education is provided have a decisive role in the type of curriculum implemented in educational institutions, and also in the actual professional movement. We also present here issues to ponder the meaning of political-pedagogical distance learning, analyzing the reified forms that transform the educational process in mere commodities and affect the quality of professional training.
Keywords: Higher education; Social Work, professional training, distance education
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.