Menores em conflito com a lei em Moçambique: reflexões sobre medidas socioeducativas e limites para sua aplicação prática (Children in conflict with the law in Mozambique: reflections on educational measures and limits for their practical application)

Conteúdo do artigo principal

Tomás Xavier Francisco
Solange Moraes Barros

Resumo

Este artigo tem por fim analisar, por um lado, a problemática dos adolescentes em conflito com a lei em Moçambique, e por outro lado, fazer reflexões sobre as medidas socioeducativas e limites para a sua aplicação prática. O trabalho contempla uma introdução, desenvolvimento onde arrola-se considerações sobre o histórico da legislação sobre adolescentes ou menores no país, reflexões sobre medidas socioeducativas e seus limites para sua aplicação prática, e por fim, contempla considerações finais e referências bibliográficas. A metodologia usada foi estudo exploratório, recorrendo-se a pesquisa bibliográfica e análise documental.


 


Palavras-chave: Moçambique. Menores em conflito com a lei. Medidas socioeducativas e limites para sua aplicação prática.


 


Abstract: This article aims to examine, first, the issue of minors in conflict with the law in Mozambique, and moreover, do reflections on educational measures and limits to its practical application. The work includes an introduction, which enrolls development considerations regarding the history of legislation on child or children in the country, reflections on educational measures and limits to its practical application, and finally, offers concluding remarks and references. The methodology was exploratory, using up the literature and document analysis.


 


Keyword: Mozambique. Minors in conflict with the law. Educational measures and limits its practical application.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCISCO, T. X.; BARROS, S. M. Menores em conflito com a lei em Moçambique: reflexões sobre medidas socioeducativas e limites para sua aplicação prática (Children in conflict with the law in Mozambique: reflections on educational measures and limits for their practical application). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 14, n. 1, p. 115–128, 2015. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.14i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/5254. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tomás Xavier Francisco, UEPG

Licenciado em Ciências Policias, mestrando em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bolsista do CNPQ.e-mail: tomasxavier.jgmail.com

 

 

Solange Moraes Barros, UEOG

Doutora em Serviço Social, docente de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).e-mail: solangebarros@brturbo.com.br