Apresentação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas juntamente com o Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem a satisfação de trazer a público mais uma edição da Revista Emancipação. Sendo um espaço para socialização do conhecimento na área, produzido através de pesquisas científicas no âmbito interdisciplinar, e dando continuidade aos números anteriores desta revista, a presente edição traz 10 artigos que abordam temáticas contemporâneas sob este enfoque interdisciplinar.
Renovando assim sua responsabilidade sócio-científica, os artigos expressam a diversidade e pluralidade das discussões, abordando desde reflexões ampliadas sobre a teoria das representações sociais como referencial didático-metodológico de pesquisa no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a ideologia, consciência social e hegemonia na obra de Antonio Gramsci até análises de realidade específicas, tais como Reforma psiquiátrica trajetória de redução dos leitos psiquiátricos no Brasil e Reflexões sobre a atuação dos Assistentes Sociais e Psicólogos junto a Metodologia do depoimento sem dano.
Discute-se também família, política social, proteção social e o neo-familiarismo, além de questões relativas a representatividade dos conselhos gestores e a experiência da psicologia comunitária nas políticas públicas remetendo a discussão das relações de território.
Num debate mais específico discute-se a modernização do passado na música nordestina, destacando a cultura com foco nas diferenças entre o tradicional e o moderno.
Além disso, contempla-se nesta edição a experiência espanhola sobre a metodologia do trabalho social da comunidade para promover mudanças sociais e autônoma sustentáveis no universo relacional complexo em Espanha no século XXI.
Esperamos que os artigos contidos nesta edição contribuam para ampliar e qualificar as discussões contemporâneas interdisciplinares.
Boa leitura.
Equipe Editorial da Revista Emancipação
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.