O SIGNIFICADO SOCIAL E ECOLÓGICO DOS FAXINAIS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA POLÍTICA AGRÁRIA SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO DA MATA COM ARAUCÁRIA NO PARANÁ

Conteúdo do artigo principal

Cicilian Luiza Löwen Sahr
Luiz Alexandre Gonçalves Cunha

Resumo

O Sistema Faxinal corresponde a uma forma de organização camponesa ocorrente na região da Mata com Araucária. As origens deste sistema remontam a Idade Média, entretanto, estes ainda podem ser vistos na atualidade em cerca de 50 comunidades rurais do Paraná. Entre as características específicas do Faxinal, destaca-se a existência de um criadouro comunitário. Este espaço é formado por terrenos justapostos de várias famílias que, de forma coletiva, ali criam seus animais à solta em meio a áreas de matas, que também são utilizadas para extração de erva-mate. O objetivo deste artigo é refletir sobre o significado social e ecológico dos Faxinais, buscando apontar diretrizes para uma política agrária sustentável voltada à região onde estes se inserem. O Faxinal por ter conseguido manter-se, até hoje, parcialmente afastado dos processos de modernização, sobreviveu a um processo de homogeneização, o que lhe atribui um aspecto singular em termos culturais. Este sistema pode também ser visto como uma forma de uso sustentável, uma vez que preserva o ecossistema da Mata com Pinheiro do Paraná sem renunciar totalmente ao seu uso. Desta forma, a população faxinalense remanescente deve ser considerada como tradicional e seus territórios protegidos.

PALAVRAS-CHAVE: faxinais, caboclos, mata araucária, política agrária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SAHR, C. L. L.; CUNHA, L. A. G. O SIGNIFICADO SOCIAL E ECOLÓGICO DOS FAXINAIS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA POLÍTICA AGRÁRIA SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO DA MATA COM ARAUCÁRIA NO PARANÁ. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/62. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cicilian Luiza Löwen Sahr, UEPG

Profa. Dra. do Departamento de Geociências – Universidade Estadual de Ponta Grossa

Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, UEPG

Prof. Dr. do Departamento de Geociências – Universidade Estadual de Ponta Grossa