PROJETO E COTIDIANO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS POPULARES

Conteúdo do artigo principal

Edson Armando Silva
Joseli Maria Silva
Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as dificuldades de operacionalização de um projeto de gestão municipal idealizado por um grupo ligado principalmente ao partido dos trabalhadores. Embora questões sobre o papel do Estado na sociedade brasileira já fizessem parte de nossas reflexões acadêmicas, fomos desafiados a colocá-las em prática no período 2001-2004, no município de Ponta Grossa-Pr. Fazemos assim um pequeno balanço dos limites, possibilidades e resultados alcançados na tentativa de implantar um novo modelo de administração pública e de intervir na estrutura da máquina pública municipal através da implantação de controles gerenciais mais eficazes.

PALAVRAS-CHAVE: Estado, modernização administrativa, administração pública.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, E. A., Silva, J. M., & Barbosa de Moraes Barros, S. A. (2009). PROJETO E COTIDIANO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS POPULARES. Emancipação, 5(1). Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/66
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Armando Silva, UEPG

Professor Doutor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa e componente do grupo gestor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa da gestão 2001-2004.

Joseli Maria Silva, UEPG

Professora Doutora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do Plano de Governo do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2000.

Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros, UEPG

Professora Doutora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa e componente do grupo gestor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa da gestão 2001- 2004.