Considerações sobre a trajetória histórica da formação profi ssional no Brasil de 1940 a 1990 (Historical considerations on the trajectory of vocational training in Brazil from 1940 to 1990). Doi: 10.5212/Emancipacao.v.11i1.0003

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Ubiratan Augusto Domingues Batista
Michelle Fernandes Lima

Resumo

Este artigo é parte integrante da pesquisa intitulada “Reflexões sobre a relação entre Educação e trabalho no contexto da formação profissional”. Seu eixo norteador é a busca pela compreensão da construção histórica da formação profissional no Brasil, em especial, na década de 1990. Portanto, analisaremos no presente trabalho as políticas existentes frente à profissionalização do trabalhador desde meados da década de 1940 – período em que a Educação sofre algumas reformas e no qual temos também o surgimento do SENAC e do SENAI para dar suporte educacional, visando atender à demanda do capital – até o término da década de 1990, identificando a construção política do Ensino Médio no Brasil e os interesses do sistema capitalista, implícitos nessas reformulações.

 

Palavras-chave: Ensino profissionalizante. História da Educação. Políticas educacionais.

 

 

Abstract: This article is part of a research entitled “Reflections about the relationship between education and work in the context of professional education”. It seeks to understand the historical development of professional education in Brazil, especially in the 1990s. Therefore, the article analyzes the politics towards the training of workers since the 1940s – a time when education underwent reforms, and institutions such as SENAC and SENAI emerged to give educational support to workers in order to meet the demands of capitalism – until the end of the 1990´s. The article also seeks to identify the political development of secondary education in Brazil and the interests of the capitalist system on these reforms.

 

Keywords: Professional Education. History of Education. Educational policies.

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Como Citar
BATISTA, U. A. D.; LIMA, M. F. Considerações sobre a trajetória histórica da formação profi ssional no Brasil de 1940 a 1990 (Historical considerations on the trajectory of vocational training in Brazil from 1940 to 1990). Doi: 10.5212/Emancipacao.v.11i1.0003. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 11, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/737. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ubiratan Augusto Domingues Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Acadêmico do 4º ano de Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Recentemente concluí uma pesquisa monográfica referente ao Ensino Médio Integrado, analisando o posicionamento de quatro teóricos frente a possibilidade de integrar as categorias educação e trabalho no Ensino Médio, sendo estes: Acacia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Professora Ms. pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente atua no departamento de Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Universitário de Irati-PR.