O NÚCLEO DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA VIDA SOCIAL NA FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO UNIVERSAL

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Danuta Estrufika Cantóia Luiz
Josiane Fátima Wambier
Jussara Ayres Bourguignon

Resumo

Este texto analisa a práxis nos marcos da vida social burguesa a partir de uma concepção de ontologia do ser social. Afirma-se que a constituição e o desenvolvimento do processo de reprodução da vida social ou práxis têm como eixo central o trabalho. O trabalho é aqui conceituado como apropriação da natureza exterior mediada pela consciência e pelos instrumentos do trabalho com a finalidade de transformála e subordiná-la à satisfação das necessidades humanas. Entende-se que nesse processo o homem também transforma a si mesmo controlando sua natureza interior instintiva e instituindo em seu lugar uma natureza humanizada e histórico-social. Defende-se que essa compreensão de homem e de mundo seja a base sobre a qual a formação profissional do assistente social deva se sustentar. Como o Serviço Social é uma profissão investigativa e interventiva, há uma preocupação em dotar o futuro assistente social de uma fundamentação teórico-metodológica e de valores éticopolíticos que lhe assegurem a capacidade de apreensão e proposição de ações a partir das particularidades presentes no cotidiano da prática profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Práxis, Ontologia do Ser Social, Trabalho, Fundamentos da Formação Profissional.

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Como Citar
LUIZ, D. E. C.; WAMBIER, J. F.; BOURGUIGNON, J. A. O NÚCLEO DE FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA VIDA SOCIAL NA FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO UNIVERSAL. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/84. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), especialização em prática profissional do Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992) mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Curso de Serviço Social e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: prática profissional e rupturas moleculares; fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social;.emancipação social; cidadania; sociedade civil; movimentos sociais.

Josiane Fátima Wambier, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jussara Ayres Bourguignon, UEPG

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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