Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...)

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Andriele Caroline de Lima Litenski
Cristiane Gonçalves de Souza

Resumo

Resumo: O artigo discute a formação profissional dos psicólogos para a atuação no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) por meio de um estudo documental dos currículos de quatro cursos de graduação em Psicologia no estado do Paraná. O objetivo foi verificar se os currículos abordam a política da assistência social e se eles estão de acordo com as normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) quanto à atuação profissional neste campo. O estudo indicou que as disciplinas obrigatórias referentes à Psicologia Social estiveram presentes em todos os currículos, além disso, notou-se que tais conteúdos oferecem alguns subsídios para a atuação do profissional no SUAS. Por fim, conclui-se que estão ausentes nos currículos os princípios fundamentais do SUAS e discute-se acerca da importância de uma adaptação curricular ou até mesmo a necessidade de uma pós-graduação específica na área.

Palavras-chave: Psicologia. Políticas Públicas. Política Nacional de Assistência Social.

Abstract: The article discusses the training of psychologists to act in Unique System of Social Assistence, called SUAS, through a documental study of the curriculum of four Psychology undergraduate courses at Paraná State. The goal was to verify if the disciplines address the public policy of social assistance, and if these in accordance with the PNAS’s normatives for the professional performance in the field. The study indicate that the compulsory disciplines related to social psychology were present in all curriculum, furthermore, it is noted that contents offer some subsidies to the professional work at SUAS. Finally, it is concluded that the curriculum are missing the fundamental principles of SUAS, and discusses about the importance of curricular adaptation or even the necessity for a specific postgraduate in the area.

Keywords: Psychology. Public Policy. National Social Assistance Policy.

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Como Citar
LITENSKI, A. C. de L.; SOUZA, C. G. de. Psicólogos no Sistema Único e Assistência Social (SUAS): Considerações acerca da Formação Profissional em Instituições Públicas do Estado do Paraná (Psychologists in Unique System of Social Assistance: Considerations about Professional training ...). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 17, n. 1, p. 58–73, 2017. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.17i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/8449. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andriele Caroline de Lima Litenski, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga, especialista em Gestão Pública com ênfase em Assistência Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

Cristiane Gonçalves de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social, especialista em Gestão pública, Mestre em ciências Sociais e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa

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