A INTERFACE MÍDIA E ESCOLA NAS CONCEPCÕES PEDAGÓGICAS DE MCLUHAN

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Airton Lorenzoni Almeida

Resumo

Este artigo ressalta que McLuhan, em fragmentos de sua produção acadêmica, faz uma crítica à escola formatação, na qual o lúdico foi substituído por métodos educacionais pragmáticos-tecnicistas que visam, antes de formar uma pessoa original, formatar um sujeito competitivo para o mercado de trabalho; um indivíduo que compete pela sua rapidez produtiva e não pela sua atividade criativa, transformandose assim numa peça de fácil substituição na engrenagem de produção. Destaca que, na visão do autor, a escola deve desenvolver e afinar os sentidos e as percepções do indivíduo, de forma que a educação seja uma atividade contínua, na perspectiva de que o homem compreenda que menos de ganhar a vida o mais importante é renovar a vida. Aponta que a crítica do autor à estandardização do ensino é, também, uma crítica aos modelos educacionais impostos pelas formas econômicas e políticas dominantes na aldeia global, sugerindo que os cidadãos do futuro serão recompensados pela sua diversidade e não mais pela formação e pontos de vista semelhantes.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Escolar; McLuhan; Comunicação Social.

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Como Citar
ALMEIDA, A. L. A INTERFACE MÍDIA E ESCOLA NAS CONCEPCÕES PEDAGÓGICAS DE MCLUHAN. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/87. Acesso em: 11 jun. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Airton Lorenzoni Almeida, IBES - Blumenau

Mestre em Educação nas Ciências, área de Comunicação Social (UNIJUI) e professor de Jornalismo no Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES).