Pedagogia, Pedagogos e a extensão universitária (Pedagogy, Pedagogues and university extension) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0001

Conteúdo do artigo principal

Marlene Schüssler D'Aroz
Adolfo Antônio Hickmann
Araci Asinelli-Luz

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca da formação do pedagogo e avalia experiências desses profissionais em um programa de extensão universitária. O estudo contou com a participação de sete pedagogos bolsistas egressos do Programa Incubadoras Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFPR), a partir de um questionário semiestruturado. Foi utilizada como metodologia de análise a identificação de núcleos de significação (AGUIAR; OZELA, 2013) para alcançar o objetivo desta reflexão: repensar a formação do pedagogo e os desafios da profissão e da atuação no campo educacional. Da análise, emergiram três núcleos de significação: formação diferenciada; o papel da universidade e os desafios da formação e da profissão. Os resultados evidenciaram fragilidades na formação acadêmica, no currículo de Pedagogia e impactos nas dimensões pessoais e profissionais. Atuar como pedagogo(a) na extensão universitária foi, além de um desafio, a certeza de que o pedagogo (a) pode atuar fora do espaço escolar. 

Palavras-chave: Qualificação acadêmica. Extensão universitária. Educação

 

Abstract: This paper reflects on the formation of the pedagogue and evaluate experiences of these professionals in a university extension program. The study had the participation of seven scholars and teachers graduates of the Technological Incubator Program UFPR Popular Cooperatives, from a semi-structured questionnaire. It was used as an analytical methodology to identify meaning of cores (AGUIAR, OZELA, 2013) to achieve the goal of this reflection: rethinking the formation of the pedagogue and the challenges of the profession and the activities in the educational field. The analysis revealed three meaning core: differentiated training; the role of the university and the challenges of training and profession.  The results showed weaknesses in academic training in pedagogy curriculum and impacts on personal and professional dimensions. Acting as a pedagogue in the university extension was, as well as a challenge, the certainty that the teacher can act outside school.

Keywords: Academic qualification. University extension course. Education

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
D’AROZ, M. S.; HICKMANN, A. A.; ASINELLI-LUZ, A. Pedagogia, Pedagogos e a extensão universitária (Pedagogy, Pedagogues and university extension) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0001. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 16, n. 2, p. 191–204, 2017. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/9231. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marlene Schüssler D'Aroz, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná

Pedagoga, Doutora em Educação pela UFPR (2013). Experiência em educação com crianças e adolescentes em risco, com famílias em situação de vulnerabilidade social, extensão universitária e na EAD em educação. Atua como corrdenadora pedagógica junto a acadêmicos de diferentes cursos, com bolsa pesquisa CNPQ na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares-ITCP/UFPR

Adolfo Antônio Hickmann, Doutorando em Educação da Universidade Federal do Paraná

Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Tem experiência nas áreas de Ensino de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino e estudos da Língua e Literatura Portuguesa, gramática e produção textual, e de Metodologia do Ensino Superior. Atualmente, exerce as seguintes atividades: professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-); professor de Produção Textual - Colégio Bom Jesus (Curitiba, 2015-). É doutorando em Educação - PPGE/UFPR

Araci Asinelli-Luz, UFPR

Graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 1 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.