Pedagogia Social nos CRAS: Novos Entrecruzamentos Identitários para os/as Pedagogos/as (Social Pedagogy in the CRAS: New Identity Intercrossings for...)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: A partir da institucionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, a proteção social assume um caráter interdisciplinar sobre intervenções com famílias e seus/suas membros em situações de riscos e vulnerabilidades sociais. Este estudo é proveniente de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia, abordada pela perspectiva qualitativa com recursos da pesquisa documental e com a aplicação de um questionário para dar suporte ao estudo de caso em um dos onze municípios pesquisados na microrregião de Andradina, situados no Oeste do Estado de São Paulo. Os apontamentos conclusivos nos retornaram possíveis truncamentos entre aquilo que é especificidade da Pedagogia e as práticas que são direcionadas pelas Orientações técnicas do CRAS para ações dos/das Técnicos/as de Referência das famílias.
Palavras-chave: Pedagogia Social. Educação Não-Formal. Assistência Social.
Abstract: From the institutionalization of the Unified System of Social Assistance (SUAS) in Brazil, social protection assumes an interdisciplinary character in the interventions with families and their members in situations of risks and social vulnerabilities. This study is a work of conclusion of course of Degree in Pedagogy, approached by the qualitative perspective with documentary research resources and with the application of a questionnaire to support the case study in one of the eleven municipalities surveyed in the Andradina microregion, located in the west of the São Paulo State. The concluding remarks have given us possible truncations between what is specificity of Pedagogy and the practices that are directed by the CRAS Technical Guidelines for actions of the Reference Technician of families.
Keywords: Social Pedagogy. Non-formal Education. Social Assistence.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.