Chamada ao Dossiê RIF 2023: Cultura negra e manifestações folkcomunicacionais

2023-03-15

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) abre chamada  para submissão de artigos relacionados à Cultura Negra e manifestações folkcomunicacionais. A organização do dossiê será realizada pelas professoras Dra. Dyane Brito Reis (UFRB) e Dra. Renata Castro Cardias (FATEC São Roque) e a edição será publicada no primeiro semestre de 2023.

Dossiê “Cultura Negra e manifestações folkcomunicacionais”

No sentido de compreender a contribuição da cultura negra na formação das identidades brasileiras, a Folkcomunicação é uma teoria que toma por objeto de estudo aspectos da prática cotidiana de grupos marginalizados não só do sistema político, mas também da cultura e comunicação social, que criam meios próprios para transmitir seus saberes e fazeres, tendo a cultura popular como uma das formas de expressão. A teoria de Luiz Beltrão está presente nas mediações que circundam os contextos socioculturais, que permite verificar e analisar os processos comunicacionais que ocorrem nas manifestações culturais presentes na contemporaneidade, considerando o espaço e os aspectos simbólicos de significações presentes na cultura popular e como elas resistem com a cultura hegemônica.

Em uma realidade brasileira caracterizada pelo racismo estrutural que se desdobra em genocídio, epistemicídio e um conjunto de outras violências físicas e simbólicas, há que se reafirmar a necessidade de ampliar o conhecimento e as reflexões sobre a cultura negra e valorizá-la no conjunto do repertório cultural de luta e resistência na construção de uma sociedade antirracista.

A edição contempla a reunião de estudos sobre comunidades quilombolas, festas populares, manifestações tradicionais e veículos de expressão da cultura negra, práticas de resistência ao racismo, análises da mídia com foco na raça em diálogo com perspectivas interseccionais, entre diversas outras abordagens envolvendo investigações que discutem as relações entre a mídia e a cultura negra na perspectiva da Folkcomunicação.

Submissões

Os artigos podem ser submetidos até o dia 24 de abril pelo sistema on-line da revista, no endereço revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista. A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo.