Cultura negra é destaque da nova edição da RIF

2023-07-24

Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de publicar uma nova edição com o dossiê “Cultura negra e manifestações folkcomunicacionais”, composto por nove artigos que abordam diferentes aspectos da cultura e da comunicação associados às questões de raça. Organizado pelas professoras Dra. Dyane Brito Reis (UFRB), Dra. Renata Castro Cardias (FATEC São Roque) e Dra. Karina Janz Woitowicz (UEPG), o dossiê traz contribuições em torno das manifestações tradicionais, religiosidade, práticas de resistência ao racismo, análises da mídia e registros da organização do movimento negro em diferentes períodos, lugares e contextos.

A temática do dossiê converge com a escolha do tema da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação, que ocorre em agosto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira/BA, reunindo estudiosos, ativistas e mestres populares que se dedicam à valorização da cultura negra no país.

Além dos artigos que compõem o dossiê, a RIF traz também artigos gerais sobre cultura na pandemia e sobre as desigualdades de acesso à internet no Brasil. A edição publica ainda uma entrevista que se configura como uma homenagem póstuma ao artista popular Pedro Bandeira, falecido em 2020 aos 82 anos. Na seção ensaio fotográfico, registros da Festa do Rosário de Santa Luzia e o Cortejo do Tope do Juiz no sertão da Paraíba contribuem com a temática da cultura negra. E, para encerrar a edição, a Revista traz uma resenha do livro do jornalista e pesquisador Alberto Perdigão sobre política e literatura de cordel.

No marco das comemorações dos 20 anos da Revista Internacional de Folkcomunicação, neste ano de 2023, a Revista fortalece a difusão do conhecimento na área, contando a partir de agora com perfis nas redes sociais (Instagram e Facebook). O periódico publica edições semestrais nos formatos pdf e xml e está presente em 26 indexadores, entre diretórios e bases de dados.

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a RIF publica a cada edição um dossiê temático e recebe trabalhos nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico em fluxo contínuo. As contribuições, conforme as normas para submissão de trabalhos disponíveis no site, devem ser encaminhadas pelo sistema eletrônico da Revista.

Acesse aqui a nova edição da RIF: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/view/908