RIF lança edição dedicada à folkcomunicação nos movimentos sociais

2024-02-29

A nova edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) revisita as bases da teoria da Folkcomunicação, sustentadas na estreita relação com os movimentos sociais e as práticas de resistência dos grupos subalternizados, e apresenta novas perspectivas sobre os fenômenos comunicacionais da atualidade. O dossiê temático “Arte, culturas e movimentos sociais: os fazeres da folkcomunicação" - organizado pela professora Dra. Thífani Postali (Universidade de Sorocaba) e pelo professor Dr. Orlando Maurício Berti (Universidade Estadual do Piauí) - traz oito artigos voltados a análises folkcomunicacionais atravessadas por práticas de resistência em distintos territórios.

As autoras e os autores dos artigos selecionados ao dossiê apresentam diferentes abordagens sobre a comunicação dos movimentos sociais, seja enfocando determinado elemento da cultura, seja refletindo sobre as dinâmicas comunicacionais no interior dos grupos e suas práticas de luta. Escolas de samba, marcha das Margaridas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, feira literária, umbanda e cultura indígena são alguns dos temas representados nos textos, que recebem o olhar da folkcomunicação.

A RIF apresenta ainda artigos gerais que discutem as relações epistemológicas entre comunicação e folclore, o consumo de marcas patrocinadoras no Festival Folclórico de Parintins e o uso de smartphones por idosos. Além disso, a edição traz uma entrevista em forma de ensaio com o cineasta Vladimir Carvalho, um ensaio fotográfico sobre desfile cívico em Ouro Preto/MG e duas resenhas de livros recentes da área da folkcomunicação.

Ao completar 20 anos de produção editorial ininterrupta, a RIF se consolida estabelecendo diálogos entre as origens da folkcomunicação e as perspectivas atuais. Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a RIF publica a cada edição um dossiê temático e recebe trabalhos em diferentes formatos em fluxo contínuo. As contribuições, conforme as normas para submissão de trabalhos disponíveis no site, devem ser encaminhadas pelo sistema eletrônico da Revista.