Nova edição da RIF aborda estudos de gênero e folkcomunicação

2025-12-20

Já está disponível para leitura a mais recente edição da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF), com a primeira parte do dossiê “Estudos de Gênero e Folkcomunicação”, sob a coordenação das professoras Dra. Valquíria Michela John (Universidade Federal do Paraná), Dra. Ana Maria da Conceição Veloso (Universidade Federal de Pernambuco) e Dra. Karina Janz Woitowicz (Universidade Estadual de Ponta Grossa). São sete artigos que abordam o protagonismo feminismo, as sexualidades dissidentes, o feminismo negro e as narrativas populares na perspectiva folkcomunicacional. A segunda parte do dossiê temático será publicada no primeiro semestre de 2026, com trabalhos que se complementam na compreensão dos estudos de gênero na folkcomunicação.

Na seção de Artigos Gerais, a edição traz três artigos sobre temáticas da cultura popular e aspectos do ambiente digital. A toada Málúù Dúddú, do boi Caprichoso (Parintins/AM), como um fenômeno na internet, a poética do cantor e compositor brasileiro Belchior na literatura de cordel e nas mídias tradicionais e as perspectivas da folkcomunicação diante dos desafios da inteligência artificial constituem os temas dos trabalhos publicados na edição.

               A Revista apresenta ainda dois ensaios fotográficos sobre manifestações culturais que demonstram a força das tradições populares a partir do olhar da folkcomunicação. As práticas ex-votivas dedicadas a quatro santos populares no cemitério São João Batista em Manaus/AM e a Festa da Santa Cruz no Quilombo do Cafundó em Salto de Pirapora/SP recebem o registro e a análise de pesquisadores da área. Para finalizar a edição, a Revista publica uma resenha sobre o livro “O Fandango Caiçara Paulista – Apontamentos de Viagem” (2025), de autoria de Rodrigo Fonseca, Fabricio Borges, Thífani Postali, Rodrigo Cabrerisso e Felipe Gomide.

               A RIF recebe submissões em fluxo contínuo, nos formatos de artigo, entrevista, ensaio fotográfico e resenha, diretamente pelo site do periódico. A edição com o dossiê temático sobre estudos de gênero e folkcomunicação está disponível no link: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/issue/view/975.