Aspectos do ex-voto pictórico português

Autores

  • Carlos Nogueira

Resumo

O ex-voto, como objecto, que, colocado em ermidas, igrejas, capelas, etc., se oferece a Deus, à Virgem Maria ou a um santo, em cumprimento de um voto (do latim ex voto, “segundo promessa”), tem, em Portugal, uma das expressões mais quantiosas e ricas nas tábuas, painéis, quadros ou retábulos votivos, a que se atribui ainda a designação de “milagres” (por empréstimo sinedóquico da fórmula de abertura de grande parte destes artefactos, a qual, de resto, de todas aquela que certamente não é apenas do uso de especialistas, reenvia imediatamente para a práxis religiosa que se celebra e para o conteúdo diegético humano-religioso que ali se concentra). As narrativas pictóricas neles plasmadas, alusivas, na sua maioria, a moribundos e a naufrágios, a par das inscrições que os acompanham e prolongam, consubstanciam uma fenomenologia do corpo e da alma que importa conhecer, para o que é necessário convocar conhecimentos interdisciplinares (da semiologia, da estética, da literatura, da linguística, da etnologia, da sociologia, da religião...).

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Publicado

2008-12-05

Como Citar

NOGUEIRA, C. Aspectos do ex-voto pictórico português. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18649. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS