O seriado El Chavo del Ocho como um produto folkcomunicacional que reflete a sociedade mexicana descrita por Octavio Paz

Autores

  • Denis Porto Renó

Resumo

Resumo: Este trabalho, de caráter reflexivo, propõe um olhar ao seriado mexicano El Chavo del Ocho, conhecido no Brasil como Chaves, a existência de uma estrutura folkcomunicacional que transforma o seriado numa ferramenta que caminha na contramão desta realidade midiática, onde os dominantes determinam o conteúdo narrativo. Também apresenta-se, neste trabalho, indícios a uma tese mais ampla de que o seriado possui qualidade de conteudo, contradizendo teses de origens eruditas, que definem o mesmo como um programa de má qualidade e sem conteúdo narrativo. Para isso, apóia-se em especial nos conceitos de Paz (2006) e Beltrão (2004) e Canclini (2002), além de apresentar uma breve história do programa. Espera-se, com este trabalho, de caráter reflexivo, contribuir com novas pesquisas sobre folkcomunicação e rever os conceitos do poder da televisão como ferramenta aliada às classes dominantes. Palavras-chave: Comunicação, Folkcomunicação, Televisão, Audiovisual, Chaves.

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Publicado

2010-02-04

Como Citar

RENÓ, D. P. O seriado El Chavo del Ocho como um produto folkcomunicacional que reflete a sociedade mexicana descrita por Octavio Paz. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18740. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS