Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco

Autores

  • Eliana Maria de Queiroz Ramos
  • Jademilson Manoel da Silva
  • Betânia Maciel

Resumo

O presente artigo estuda o bolo Souza leão, patrimônio imaterial de Pernambuco, como elemento folkgastronômico híbrido, que gera sentimento de identidade e de pertencimento em boa parte do povo pernambucano, compreendendo a cozinha como elemento folkcomunicacional e de folkmarketing. Como lócus de experiências íntimas e coletivas, compreendemos que a folkgastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social e ser mais um instrumento midiático. Concluímos com a experiência do grupo focal que a expropriação da cultura popular, com a comercialização do tradicional bolo Souza Leão, que tinha uma autoria familiar e agora se encontra industrializado, ainda não consegue degradar as expressões do imaginário popular e da gastronomia, no aspecto odores e sabor.

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Publicado

2011-12-24

Como Citar

RAMOS, E. M. de Q.; DA SILVA, J. M.; MACIEL, B. Folkgastronomia x folkmarketing: um estudo sobre o bolo Souza Leão, patrimônio imaterial de Pernambuco. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 9, n. 18, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18829. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS