O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco

Autores

  • Everaldo Costa Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Severino Alves de Lucena Filho

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o processo folkcomunicacional como uma estratégia para o desenvolvimento local, a partir do estudo de caso da experiência da Associação de Mamulengueiros1 e Artesãos de Glória do Goitá, Pernambuco. O aporte teórico embasa-se no conceito de Luiz Beltrão, que define a Folkcomunicação como “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opiniões, ideias e atitudes de massa através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”. Metodologicamente, os estudos foram direcionados a partir de pesquisas bibliográficas, e empiricamente, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Dessa forma, chega-se a conclusão de que as experiências folkcomunicacionais da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá contribuem para o desenvolvimento local.

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Publicado

2012-08-03

Como Citar

SANTANA, E. C.; FILHO, S. A. de L. O processo folkcomunicacional como estratégia para o desenvolvimento local: o caso da Associação de Mamulengueiros de Glória do Goitá, Pernambuco. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 100–110, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18847. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS