SÃO PAULO - Sabores populares na mídia do Alto Tietê

Autores

  • Cristina Schmidt Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

O universo alimentar é bastante complexo, traz uma infinidade de aspectos em uma diversidade cultural planetária que está em constante hibridização. A transmissão dos saberes – do preparo, dos ingredientes, dos segredos, das formas de degustação – são processos comunicativos importantes que identificam grupos, localidades, regiões, poderes. Esses processos são institucionalizados e apropriados pela política e pela economia e como produto da mídia massiva. É nessa apropriação midiática e no tratamento dado a cada expressão gastronômica que temos o objeto de estudo dessa reflexão. Verificamos que a imprensa do Alto Tietê ao citar uma comida típica subentende que o leitor tenha um conhecimento inato, pois ela pouco oferece. É a vivência na diversidade de segmentos da sociedade regional que habilita ao mundo gastronômico singular num processo de transmissão interpessoal dos sabores popular.

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Publicado

2012-10-29

Como Citar

SCHMIDT, C. SÃO PAULO - Sabores populares na mídia do Alto Tietê. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 21–43, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18860. Acesso em: 13 nov. 2024.