PARANÁ - A tematização da gastronomia no jornalismo impresso: aspectos sobre a (in)visibilidade da cultura popular no Paraná a partir de uma abordagem folkcomunicacional

Autores

  • Kevin Willian Kossar Furtado Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo identifica a tematização da gastronomia na mídia impressa, a partir do acompanhamento e análise dos jornais paranaenses Gazeta do Povo e O Estado do Paraná, publicados no mês de agosto de 2010. A pesquisa tem como aporte teórico a Folkcomunicação, que permite refletir sobre as articulações entre a cultura popular e os meios de comunicação. Com base em um esquema metodológico de análise, observa-se nos jornais investigados a presença da gastronomia como tema central ou tangencial às matérias, destacando-se os cadernos e colunas que tratam do assunto na mídia impressa.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

FURTADO, K. W. K.; WOITOWICZ, K. J. PARANÁ - A tematização da gastronomia no jornalismo impresso: aspectos sobre a (in)visibilidade da cultura popular no Paraná a partir de uma abordagem folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 78–97, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18863. Acesso em: 22 dez. 2024.