PARAÍBA - Gastronomia popular: análise folkcomunicacional do discurso gastronômico no jornalismo impresso paraibano

Autores

  • Severino Alves Lucena Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Suelly Maux Universidade Federal da Paraíba
  • Othacya Jaynne de Sousa Lopes Universidade Federal da Paraíba
  • Wendel Wagner dos S. Limeira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta pesquisa identifica como a mídia impressa paraibana tematiza a gastronomia nas suas publicações cotidianas nos jornais de maior destaque na mídia impressa paraibana: O Correio da Paraíba e o Jornal da Paraíba, utilizando o recorte do mês de agosto de 2010. Como base de análise esta pesquisa terá como aporte a Folkcomunicação, que é uma teoria genuinamente brasileira fundada por Luiz Beltrão, nos anos 1960. Por envolver aspectos da cultura popular, protagonizada pelos grupos sociais como fenômenos de comunicação e também por se ocupar dos intercâmbios entre a cultura de massa e a cultura popular, a Folkcomunicação nos oferecerá uma base de reflexão acerca dos intercâmbios culturais e os meios de comunicação.

Downloads

Publicado

2012-10-29

Como Citar

LUCENA FILHO, S. A.; MAUX, S.; LOPES, O. J. de S.; LIMEIRA, W. W. dos S. PARAÍBA - Gastronomia popular: análise folkcomunicacional do discurso gastronômico no jornalismo impresso paraibano. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 115–131, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18865. Acesso em: 13 nov. 2024.