Cultura Junina em embalagens de supermercados Marcas folkcomunicacionais nos discursos informativos sobre São João

Autores

  • Isadora Ortiz de Camargo Universidade de São Paulo
  • Sérgio Luis Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Durante o período de festejos juninos, nas diversas regiões do Brasil, alguns estabelecimentos comerciais se apropriam de elementos verbais e imagéticos para ilustrar produções publicitárias/informacionais, que se transformam em expressões de comunicação temáticas, distribuídas entre os consumidores. Tais apropriações podem ser analisadas no campo da Folkcomunicação para além de uma simples estratégia mercadológica da venda de produtos, e também como uma forma de divulgação (projeção e fortalecimento) de aspectos da cultura popular, presentes nas comemorações de São João. Este trabalho apresenta uma amostra do uso de elementos que remetem às festas juninas nos encartes e panfletos publicitários, que circularam durante o mês de junho/2011 em alguns supermercados das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Biografia do Autor

Isadora Ortiz de Camargo, Universidade de São Paulo

Isadora Ortiz de Camargo é jornalista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora do Centro de Estudos em Folkcomunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CEF-UEPG).

Sérgio Luis Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Sérgio Luiz Gadini é professor e coordenador do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também é um dos coordenadores do Centro de Estudos em Folkcomunicação da UEPG (CEF-UEPG) e faz parte da Rede brasileira de pesquisadores em Folkcomunicação.

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Publicado

2013-10-31

Como Citar

DE CAMARGO, I. O.; GADINI, S. L. Cultura Junina em embalagens de supermercados Marcas folkcomunicacionais nos discursos informativos sobre São João. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 162–170, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18899. Acesso em: 4 nov. 2024.