Esporte e folkcomunicação: o futebol mostra a brasilidade

Autores

  • Kelly De Conti Rodrigues Universidade Estadual Paulista

Resumo

Por meio da pesquisa bibliográfica, que consultou fontes primárias e secundárias, e da metodologia brasileira da folkcomunicação, realizamos um estudo a respeito do papel do futebol no Brasil. Objetivamos mostrar as nuances das dualidades sociais, os rituais e a linguagem popular que refletem a brasilidade. Pudemos notar que, como objeto da cultura popular, o futebol atua como um verdadeiro veículo de comunicação social. Isso ocorre pelo fato de ser um importante meio de manifestações e práticas que evidenciam a identidade brasileira.

Biografia do Autor

Kelly De Conti Rodrigues, Universidade Estadual Paulista

Acadêmica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e integrante do Departamento de Jornalismo da Rádio Unesp FM, onde trabalha com a produção de conteúdo cultural, científico e educativo.

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

RODRIGUES, K. D. C. Esporte e folkcomunicação: o futebol mostra a brasilidade. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 66–81, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18908. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS