Toda terça-feira tem: Estudo folkcomunicacional sobre o novenário da Vila Operária (Teresina-PI)

Autores

  • Renan da Silva Marques Universidade Federal do Piauí
  • Jaqueline Lima Dourado Universidade Federal do Piauí

Resumo

Há mais de 50 anos, a novena perpétua em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Vila Operária, é o mais tradicional e frequentado local de peregrinação religiosa de Teresina, reunindo, hoje, em média, aproximadamente de 12 mil católicos todas as terças-feiras. A pesquisa tem como objetivo descrever os elementos folkcomunicacionais presentes nos ex-votos do Santuário da Vila Operária, segundo o aporte teórico da folkcomunicação, a partir da tese de Luiz Beltrão, fundador da teoria e pesquisador brasileiro, em classificação tipológica investigada in loco, bem como por meio de informações obtidas por depoimentos orais de peregrinos, atravessadores e administradores do local de peregrinação.

Biografia do Autor

Renan da Silva Marques, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2011). Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFPI (Mestrado). Pesquisador na área de Comunicação, com ênfase em Economia Política da Comunicação e Folkcomunicação. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade - (COMUM/UFPI)

Jaqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS/UFS), Membro da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura (ULEPICC - Seção Brasil), Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM/UFPI)

Downloads

Publicado

2014-01-27

Como Citar

MARQUES, R. da S.; DOURADO, J. L. Toda terça-feira tem: Estudo folkcomunicacional sobre o novenário da Vila Operária (Teresina-PI). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 82–95, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18909. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS