Tarde de milonga: apontamentos para uma análise folkcomunicacional do tango

Autores

  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco
  • Betania Maciel Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

A partir de uma experiência vivida pelos autores no Uruguai na ocasião do ALAIC 2012, capturada num ensaio fotográfico na perspectiva da sociologia da imagem, propomos analisar a milonga ou tango como um inovador objeto de estudo e pesquisa da Folkcomunicação. Para cumprir este objetivo, são utilizados quatro eixos de análise: o tango como identidade nacional e patrimônio cultural apropriado pela indústria do turismo na ótica dos fluxos globalizados; sua caracterização como expressão folkcomunicacional, ou comunicação dos marginalizados, a partir de sua constituição histórica, resultado da hibridização cultural; sua aproximação ao grupo erótico-pornográfico proposto por Luiz Beltrão e, finalmente, sua posição nos movimentos de transformação do fato folclórico ocasionados pela indústria do turismo e de resistência cultural contra estas apropriações e ressignificações.

Biografia do Autor

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação – Universidad de Salamanca (Espanha). Professor da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec, da mesma instituição. Fotógrafo.

Betania Maciel, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora da Universidade Federal rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX, DA mesma instituição. Ex-presidente da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkocomunicação. Coordenadora do GT Folkcomunicación y Cultura Popular da XI Congreso Latino americano de Investigadores de la Comunicación – ALAIC.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

SABBATINI, M.; MACIEL, B. Tarde de milonga: apontamentos para uma análise folkcomunicacional do tango. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 43–56, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18920. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS