Considerações sobre a Folkcomunicação no campo da mídia alternativa: Mídia Ninja e a plataforma digital

Autores

  • Thaís Helena Ferreira Neto Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente trabalho aborda a folkcomunicação, a partir de algumas de suas perspectivas teóricas, embasando práticas de comunicação alternativa, como a Mídia Ninja. Através de uma plataforma digital, o movimento pauta e dá subsídios de ser pautado, trazendo temas de interesses coletivos de grupos marginalizados, com foco em expressões culturais e sociais. Além dessa plataforma utilizada, há forte apelo do movimento e de correntes de mídia contra-hegemônica nas redes sociais, que agrega seguidores a cada dia, fortalecendo as reflexões sobre a folkcomunicação no ambiente das sociedades em rede e da comunicação alternativa.

Biografia do Autor

Thaís Helena Ferreira Neto Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Jornalismopela UEPG e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Jornalista da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Observatório Social dos Campos Gerais (OSCG), Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), Movimento Campos Gerais de Igual para Igual (MCG), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Conselho de Entidades.

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, T. H. F. N.; GADINI, S. L. Considerações sobre a Folkcomunicação no campo da mídia alternativa: Mídia Ninja e a plataforma digital. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 109–124, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18937. Acesso em: 12 nov. 2024.