Considerações sobre a Folkcomunicação no campo da mídia alternativa: Mídia Ninja e a plataforma digital

Autores

  • Thaís Helena Ferreira Neto Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente trabalho aborda a folkcomunicação, a partir de algumas de suas perspectivas teóricas, embasando práticas de comunicação alternativa, como a Mídia Ninja. Através de uma plataforma digital, o movimento pauta e dá subsídios de ser pautado, trazendo temas de interesses coletivos de grupos marginalizados, com foco em expressões culturais e sociais. Além dessa plataforma utilizada, há forte apelo do movimento e de correntes de mídia contra-hegemônica nas redes sociais, que agrega seguidores a cada dia, fortalecendo as reflexões sobre a folkcomunicação no ambiente das sociedades em rede e da comunicação alternativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Helena Ferreira Neto Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Jornalismopela UEPG e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Jornalista da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Observatório Social dos Campos Gerais (OSCG), Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), Movimento Campos Gerais de Igual para Igual (MCG), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Conselho de Entidades.

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, T. H. F. N.; GADINI, S. L. Considerações sobre a Folkcomunicação no campo da mídia alternativa: Mídia Ninja e a plataforma digital. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 109–124, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18937. Acesso em: 5 dez. 2025.