As características e representações culturais do Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (RN/Brasil)

Autores

  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Beatriz Lima de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andrielle Cristina Moura Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Apresentam-se as características do “Pastoril Dona Joaquina” em São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte/Brasil) no contexto folkcomunicacional e da Epistemologia do Sul e descolonização das ideias. Apresentam-se notas introdutórias sobre a manifestação cultural, elaboradas com base na associação da Cartografia Simbólica (Boaventura de Sousa Santos), da Fotocartografia Sociocultural (Itamar de Morais Nobre) e do campo da Folkcomunicação (Luiz Beltrão), tendo como técnicas a observação, o registro e acervos fotográficos do grupo folclórico cultural e as entrevistas realizadas junto aos seus representantes, de Março a Setembro de 2014. Consideramos que as ocorrências dos processos culturais referentes à manifestação tradicional do Pastoril Dona Joaquina comunicam práticas comunitárias da região, com caracteres epistemológicos do sul e contrahegemônica, reconhecendo o Pastoril como uma manifestação vinculada ao teatro religioso semipopular ibérico - como espaço de emergência e expressão de saberes tradicionais.

Biografia do Autor

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista CAPES (Processo: BEX 1673/14-9), em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra/Portugal), na Linha de Pesquisa: Estudos pós-coloniais e cidadania global, sob a supervisão do prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, no período de agosto/2014 a julho/2015. Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Beatriz Lima de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de Iniciação Científica. Aluna do Curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo, do Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudo - Imagem, Comunicação, Cultura e Sociedade (IMACCUS/UFRN).

Andrielle Cristina Moura Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, do Curso de Comunicação Social da UFRN. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia, do Curso de Comunicação Social da UFRN.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

NOBRE, I. de M.; PAIVA, B. L. de; MENDES, A. C. M. As características e representações culturais do Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (RN/Brasil). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 94–108, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18950. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS