Comunicação (i) material com as divindades: tipos e formas de ex-votos na religiosidade popular

Autores

  • Luís Erlin Gomes Gordo Universidade Metodista de São paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0008

Resumo

O estudo dos ex-votos como objeto de pesquisa na área de comunicação está na origem da teoria fundada por Luiz Beltrão, a Folkcomunicação. Porém, os pesquisadores encontram, ainda hoje, dificuldades na classificação tipológica dos ex-votos. Beltrão não faz uma classificação exclusiva dos ex-votos, mas os enquadram na tipologia geral dos estudos folkcomunicacionais. A tipologia adotada hoje é a elaborada pelo pesquisador mexicano Jorge González (1981), que está restrita as manifestações culturais do catolicismo popular. O professor José Marques de Melo ao escrever sobre o tema, diz que a questão não está definida, deixando em aberto uma possível reclassificação. O objetivo deste artigo é a tentativa de ampliar o entendimento, agrupar e atualizar os tipos de ex-votos abrindo horizontes inclusive para outras manifestações religiosas que não se enquadram no catolicismo popular, mas que podem ser entendidas dentro deste processo comunicacional, hoje à margem da academia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, bem como o inventário através da observação participante. Ex-voto. Tipologia. Folkcomunicação. Religiões.

Biografia do Autor

Luís Erlin Gomes Gordo, Universidade Metodista de São paulo

Filósofo, Teólogo, Jornalista e Sacerdote. Mestre e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É diretor editorial da Editora Ave-Maria e da revista Ave Maria. E-mail: erlin@avemaria.com.br

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

GOMES GORDO, L. E. Comunicação (i) material com as divindades: tipos e formas de ex-votos na religiosidade popular. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 190–206, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19147. Acesso em: 29 abr. 2024.