Folkcomunicação e turismo cultural na Festa do Guaraná de Maués (AM)

Autores

  • Ivânia Vieira Universidade Federal do Amazonas
  • Mônica Cybelle Ferreira de Figueiredo É jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0003

Resumo

A Festa do Guaraná, realizada anualmente no Município de Maués, Amazonas, Norte do Brasil, aciona uma série de elementos das culturas, tradições e crenças amazônicas para, reunidas se constituírem em um espetáculo singular. Neste artigo, aspectos das culturas indígenas, popular, da religiosidade, da crença e os impactos do turismo e do mercado são discutidos a partir de noções da Folkcomunicação, do Folkmarketing e da Complexidade tendo como terreno discursivo a ideia e ou proposta da festa popular como um dos instrumentos de promoção e de desenvolvimento regional. Festa do Guaraná; Folkcomunicação; Desenvolvimento; Amazônia brasileira.

Biografia do Autor

Ivânia Vieira, Universidade Federal do Amazonas

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mônica Cybelle Ferreira de Figueiredo, É jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

É jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

VIEIRA, I.; FIGUEIREDO, M. C. F. de. Folkcomunicação e turismo cultural na Festa do Guaraná de Maués (AM). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 47–64, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19163. Acesso em: 29 abr. 2024.