A imagem como elemento constitutivo do discurso da Agência de Cooperação Internacional

Autores

  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade da Amazônia
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0006

Resumo

Este artigo visa em analisar, as imagens vinculadas na página principal do website da Agência de Cooperação Internacional do Instituto do Homem e Meio Ambiente na Amazônia (IMAZON). No qual se indaga se as imagens da Amazônia, contida na página principal, são relevantes para a construção e/ou manutenção do imaginário amazônico a partir de suas representações. Tendo como processo metodológico suporte a análise de discurso de Charaudeau (2008) identificando assim os elementos expressivos que caracterizam Amazônia nas imagens. Estabelecendo uma construção simbólica, sobre a região, apresentando elementos e valores construtivos, para construção do imaginário Amazônico. Imagem; Discurso; Amazônia; Cooperação Internacional.

Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA) e Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia em Ecoagrossistemas Amazônicos. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

ASSUMPÇÃO, D. J. F.; CORRADI, A. A imagem como elemento constitutivo do discurso da Agência de Cooperação Internacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 95–111, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19166. Acesso em: 27 abr. 2024.