Día de los Muertos no México: Uma análise folkcomunicacional

Autores

  • Daira Martins Botelho
  • Marina Darcie
  • Maria Cristina Gobbi

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0012

Resumo

O Día de los Muertos é um evento representativo da cultura mexicana e reconhecido mundialmente. Apresenta-se como uma manifestação cultural de grande significado, pois se trata de uma mescla de culturas e também mostra a forma com a qual os mexicanos lidam com a morte. O objetivo deste trabalho é analisar, por meio de observação, as manifestações que compõem o período que compreende esse evento, que vai do final de outubro até o início de novembro, tendo as comemorações encerradas no dia 02, dia dos mortos/finados. Para tanto, lançou-se mão da teoria da Folkcomunicação para compreender tais manifestações sob viés sócio-cultural e, principalmente, comunicacional, já que é uma manifestação que comunica ao mundo o que é a morte no México. Comunicação. Cultura. Folkcomunicação.

Biografia do Autor

Daira Martins Botelho

Doutora (2018) em Comunicação e Mestra (2012) em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Mídia, Informação e Cultura (2013) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UNESP de Bauru. Integrante do grupo de Pesquisa PCLA - Pensamento Comunicacional Latino-Americano. E-mail: dairarmb@yahoo.com.br.

Marina Darcie

Radialista, mestra em Comunicação Midiática e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Bauru – SP, Brasil. Integrante do grupo de Pesquisa PCLA - Pensamento Comunicacional Latino-Americano. E-mail: marina_paula_darcie@hotmail.com.

Maria Cristina Gobbi

Livre-Docente (2014) em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-doutora (2008) pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora (2002) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestra (1999) em Comunicação Social pela UMESP, Bacharel (1985) e Licenciatura (1986) em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Professora Adjunta na Universidade Estadual Paulista (UNESP). E-mail: mcgobbi@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

MARTINS BOTELHO, D.; DARCIE, M.; GOBBI, M. C. Día de los Muertos no México: Uma análise folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 200–216, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i38.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19172. Acesso em: 29 abr. 2024.