Descolonizar o conhecimento: Entrevista com André Luis Queiróz

Autores

  • Rosangela Maria Silva Petuba UEPG
  • Mariza Boscacci Marques UEPG
  • Karina Janz Woitowicz Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Robson Laverdi UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0013

Resumo

A entrevista com o escritor e diretor André Luis Queiróz, professor Dr. da Universidade Federal Fluminense, foi realizada em maio de 2018 em Ponta Grossa/PR, por ocasião da pré-estreia do filme Araguaya, Presente!, exibido pelo projeto de extensão Tela Alternativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O professor propõe uma reflexão sobre a necessidade de descolonização do conhecimento e aborda o desafio de realizar produções independentes e repensar o papel da Universidade em tempos de crise. Descolonização; Produções independentes; Audiovisual.

Biografia do Autor

Rosangela Maria Silva Petuba, UEPG

Historiadora, doutora em História Cultural, professora do Curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Mariza Boscacci Marques, UEPG

Professora Dra. do Curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista, doutora em Ciências Humanas, professora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Robson Laverdi, UEPG

Historiador, doutor em História Social e pós-doutor em História Cultural, professor do Curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

PETUBA, R. M. S.; MARQUES, M. B.; WOITOWICZ, K. J.; LAVERDI, R. Descolonizar o conhecimento: Entrevista com André Luis Queiróz. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 216–224, 2019. DOI: 10.5212/RIF.v.17.i39.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19194. Acesso em: 27 abr. 2024.