“Os Segredos das Chuvas” e a produção do impresso O Candeeiro em Lagoa do Juá/CE

Autores

  • Rosa da Conceição Nascimento Marista Escola Social - Unidade Itapejara; Universidade Federal do Ceará
  • Catarina Tereza Farias de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0011

Resumo

Este artigo é uma pesquisa etnográfica sobre o “CANDEEIRO”, impresso produzido pela ASA (Articulação Semiárido Brasileiro). A investigação reflete sobre a proposta de comunicação do Candeeiro como experiência comunicativa que não se volta para a informação, mas sim para uma dimensão de comunicação educativa na zona Rural do Nordeste brasileiro. O Candeeiro é produzido a partir das culturas locais do sertanejo em sua convivência com a seca. Problematizamos o conceito de Sistematização de experiências que fundamenta a prática comunicativa para entender como a ASA e as pessoas da localidade pesquisada vivenciam a produção do jornal nessa relação entre comunicação e inclusão de hábitos culturais do sertão. A Pesquisa de campo teve duração de oito meses e aconteceu em Lagoa do Juá, no Ceará, de dezembro 2017 a agosto de 2018. Comunicação; Cultura; Sistematização de Experiências.

Biografia do Autor

Rosa da Conceição Nascimento, Marista Escola Social - Unidade Itapejara; Universidade Federal do Ceará

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário 7 de Setembro - UNI7 (2012). Possui Especialização em Extensão Rural Agroecológica e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015) e Mestrado em Comunicação pela mesma instituição (2018), na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais. Cumpriu estágio em docência na Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); bolsista de extensão da Agência de Notícias Fato, da UNI7. É integrante do Grupo de Pesquisa Mídia, Política e Cultura, desde 2015. Tem experiência na área de Comunicação Popular; Movimentos Sociais e Educação no Campo e Assessoria Pedagógica, atuando, principalmente na articulação e mobilização social para a convivência com o semiárido e sistematização de experiências. Tem realizado trabalhos voltados para a população do meio rural, com ênfase nos temas sistematização de experiências; circulação; recepção, usos e apropriações. Professora associada de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Catarina Tereza Farias de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1990), Mestrado em Sociologia pela mesma instituição (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2002). Cumpriu estágio pós-doutoral em Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde desenvolveu pesquisa sobre a comunicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no assentamento de Itapuí, em Nova Santa Rita (RS). É professora adjunto XI da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde ministra as disciplinas: Sociologia, Metodologia da Pesquisa, Cultura Brasileira e Sociologia da Educação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UFC, atuando na linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócio-Culturais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação comunitária e movimentos sociais, comunicação e educação, rádios comunitárias, recepção, cultura popular, comunicação e cultura. Tem experiência em extensão universitária onde tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas e movimentos sociais e ONGs. Também possui experiência em capacitação nas técnicas de comunicação participativa, promovendo cursos para a formação de comunicadores populares.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

NASCIMENTO, R. da C.; FARIAS DE OLIVEIRA, C. T. “Os Segredos das Chuvas” e a produção do impresso O Candeeiro em Lagoa do Juá/CE. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 41, p. 204–219, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i41.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19236. Acesso em: 27 abr. 2024.