A folkcomunicação imagética de Sebastião Salgado no retrato de políticas sociais e ambientais

Autores

  • Denis Porto Renó Universidade Estadual Paulista
  • Lívia Maria de Oliveira Furlan Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i43.0017

Resumo

O discurso folkcomunicacional é amplamente diversificado. Afinal, ela se estabelece onde e quando os grupos marginalizados têm necessidade de voz. Entretanto, quando se pensa em folkcomunicação, tende-se a projetar tais discursos a manifestações tradicionalmente populares. Por isso, desenvolvemos este artigo, que tem como objetivo posicionar a fotorreportagem como um discurso folkcomunicacional, colocando o fotógrafo como agente folk. Para tanto, analisamos o contrato de leitura de Sebastião Salgado em duas de suas obras - Êxodos e Gênesis -, com um cariz formativo e reflexivo sobre o fotógrafo. Espera-se, com a conclusão deste artigo, que novos olhares sejam lançados aos fotorrepórteres, que ocupam através da imagem a função de tradutor do povo.

Biografia do Autor

Denis Porto Renó, Universidade Estadual Paulista

Jornalista, livre-docente em Ecologia dos Meios e Jornalismo Imagético, possui doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor associado da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Lívia Maria de Oliveira Furlan, Universidade de São Paulo

Jornalista. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus Bauru. Tem graduação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

RENÓ, D. P.; FURLAN, L. M. de O. A folkcomunicação imagética de Sebastião Salgado no retrato de políticas sociais e ambientais. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 43, p. 303–317, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i43.0017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19440. Acesso em: 22 dez. 2024.