O conceito de Tradição na obra de Gilmar de Carvalho e as perspectivas sobre a poesia de cordel no campo da Comunicação

Autores

  • Maria Gislene Carvalho Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.19.i43.0003

Resumo

Este trabalho realiza uma reflexão em torno do conceito de Tradição desenvolvido nas pesquisas de Gilmar de Carvalho. A partir desse referencial, convocamos seu entendimento na abordagem da poesia de cordel como um fenômeno cultural discutido no campo da Comunicação. Para tanto, esse texto traz uma revisão bibliográfica que dialoga com a própria obra do pesquisador e realiza proposições em torno de um aprofundamento teórico sobre o cordel brasileiro. Observamos que, para Carvalho, Tradição é uma fusão de tempos, impossível de ser apreendida em uma leitura linear.

Biografia do Autor

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto.  Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

FONSECA, M. G. C. O conceito de Tradição na obra de Gilmar de Carvalho e as perspectivas sobre a poesia de cordel no campo da Comunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 19, n. 43, p. 31–45, 2021. DOI: 10.5212/RIF.v.19.i43.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19692. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

HOMENAGEM A GILMAR DE CARVALHO