Monsenhor Rios:

uma história de devoção e simplicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i45.0012

Palavras-chave:

Monsenhor Rios, Ex-voto, Folkcomunicação

Resumo

Buscamos estudar e coletar dados sobre a vida do Monsenhor Antônio Rodrigues Paiva e Rios, no que tange suas ações em vida e as manifestações de ex-voto que potencializam possíveis milagres. Nos valemos da pesquisa empírica, a observação exploratória das práticas folkcomunicacionais para coleta de dados a fim de inventariar o acervo de peças do núcleo de devoção. Utilizamos a fundamentação teórica e a técnica investigativa na busca dados disponíveis em bibliografias, entrevista, buscadores da internet, relatos de língua corrente e vestígios históricos. Concluímos que este processo de folkcomunicação decorre de manifestações de ex-voto que representam crença e fé em um cenário místico que se valida na construção de subjetividades, onde o imaginário religioso se caracteriza uma fonte de sentidos, vínculos sociais e sentimento de pertença.

Biografia do Autor

SOUZA, Víviam Lacerda de, ifrj

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Licenciada em Artes Visuais, Mestre em Educação, Administração e Comunicação; e Doutora em Comunicação Social. Docente de Marketing do Instituto Federal do Rio de Janeiro e coordenadora de extensão do campus Engenheiro Paulo de Frontin. Coordenadora do projeto “O sabor do Marketing e das vendas na cozinha. Membro do Grupo de estudos de texto, discurso e ensino - GETEDE e responsável pela linha de pesquisa Marco- Marketing e Comunicação

SILVA, José Antônio da, Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Licenciado em Filosofia, Sociologia, Bacharel em Teologia, Especialista em Bioética e Mestre e Doutorando em Direito Canônico. Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Provedor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Vassouras. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras – IHGV.

Referências

A.C.S., coveiro responsável pelo Cemitério Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras. Entrevista concedida aos autores em 12 de maio de 2022.

ARAGÃO, Iury Parente. A construção de um santo popular: caso motorista Gregório. EDUFPI, 2015.

ARQUIVO do TJRJ/IPHAN. Inventário das Partes Antônio Rodrigues de Paiva Rios (falecido) e Antônio José Fernandes (Inventariante). Caixa 103.664.214.003. 1875.

Associação de Proteção e Assistência aos Condenados -APAC Viçosa. Franz de Castro Holzwarth: Processo de Beatificação. Disponível em: https://apacvicosa.com.br/franz-de-castro-holzwarth/.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. Cortez Editora, 1980.

BRANDÃO. Carlos Rodrigues. Os Deuses do Povo. Un estudo sobre a religião popular. São Paulo, Editora, 1986.

CANONICI; CODEX IURIS. Código de direito canônico. São Paulo: Loyola, 1983.

CATTELAN, Paulo. Figura 3 - Ex-votos junto ao túmulo do Cônego Rios. Disponível em: https://www.abaretiba.blog.br/2013/12/o-repouso-dos-baroes-vassouras-rj.html.

CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Brasília: Edições CNBB, 2a ed. 2022.

COELHO NETTO, P. Centenário do falecimento do Monsenhor Rios: Flor de carne. Rio de Janeiro: Gráfica Milione. 1969.

COELHO NETTO, P. Centenário do falecimento do Monsenhor Rios in: PIT, Andréia. A curiosa história da flor de carne. Portal Vale do Café. Disponível em: https://www.portalvaledocafe.com.br/curiosidades_vale_do_cafe.asp.

COUTINHO, I. BARA, G. A cultura popular em cena nas séries de reportagem do jornal nacional: festas juninas e seu enquadramento em capítulos noticiosos. In: LOPES FILHO et al (orgs.). A folkcomunicação no limiar do século XXI. Editora UFJF, Juíz de Fora, 2012.

DE MELO, José Marques. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. Paulus, 2008.

DOURADO, J. Ex-votos in: GADINI, S.L., WOITOWICZ, K.J. (orgs.) Noções básicas de Folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Editora UEPG, 2007.

GOBBI, Maria Cristina; FERNANDES, Guilherme Moreira. José Marques de Melo e os estudos científicos da Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 11, n. 22, p. 10-28, 2013.

GONZALEZ, J. Exvotos y retablitos: comunicación y religión en México. In: MELO, José Marques de. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia de folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.

JOÃO PAULO II. Carta enc. Fides et Ratio. Libreria Editrice Vaticana: Vaticano, Itália, 1998.

LINO, Sebastião Ananias. Servo de Deus: Pe. Alberto Fuger. Disponível em: https://www.dioceseoliveira.org.br/caminho-necessario-para-causa-de-canonizacao-pe-alberto-fuger/.

LIVRO TOMBO do Arquivo Paroquial Dr. Joaquim José Teixeira Leite – APDJJTL/PNSCV Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

MACHADO, Lielza Lemos. Vassouras, recanto histórico do Brasil. Grafica Palmeiras, 2006.

MARTINS, M.S. A escravidão brasileira no século XIX: as estratégias da resistência dos escravos. In: FERNANDES, Neusa. COELHO, Olivio Gomes P. (orgs.) História e geografia do Vale do Paraíba. Vassouras: CREA-RJ, Prefeitura Municipal de Vassouras, 2013.

MITRA Diocesana de Valença. Paróquia Nossa Senhora da Conceição. LIVRO para Registro de graças alcançadas pela intercessão do Monsenhor Rios. Vassouras, 2019.

MONTEIRO, Angelo Ferreira. Monsenhor Rios. Vassouras, Gráfica Palmeiras, 2010.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Vassouras, RJ. Monsenhor Fios Figura 1. Disponível em: http://igrejansc.org/.

PINTO, Jorge. Fastos Vassourenses. Vassouras: Fundação 10 de Maio, 1935.

PIRES, Anderson. Café, finanças e bancos: uma análise do sistema financeiro da Zona da Mata de Minas Gerais: 1889/1930. São Paulo-Tese de Doutorado: FFLCH/USP, 2004.

PIT, Andréa. A CURIOSA HISTÓRIA DA FLOR DE CARNE. Portal Vale do Café. Disponível em: https://www.portalvaledocafe.com.br/curiosidades_vale_do_cafe.asp.

SANT‘ANNA, Affonso Romano. O mistério da "flor de carne". Coojornal, 2 nov. 2011. Disponível em: http://www.riototal.com.br/coojornal/affonsoromano020.htm.

SCARANO, Julita. Fé e milagre: ex-votos pintados em madeira: séculos XVIII e XIX. Edusp, 2004.

SCHMIDT, Cristina (Ed.). Folkcomunicação na arena global: avanços teóricos e metodológicos. Ductor, 2006.

SOARES, Hugo Ricardo. A produção social de um santo: etnografia de um processo canônico. Reflexão, v. 44, p. 194564, 2019.

SOARES, Hugo Ricardo. A Produção Social do Santo: Um estudo do processo de beatificação do Padre Rodolfo Komórek. 2007. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. Campinas, SP:[sn], 2007.

SOUZA, Luiz Alberto Gómez de. As várias faces da Igreja Católica. In: Estudos Avançados.

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Folkcomunicação & ativismo midiático. Editora Universitária da UFPB, 2008.

VERÍSSIMO, F. Vassouras: os primórdios da evolução urbana. In: FERNANDES, Neusa; COELHO, Olivio Gomes P. (orgs.). História e geografia do vale do café do Paraíba. Vassouras: CREA-RJ, Prefeitura Municipal de Vassouras, 2013.

ZONNO, F.V. Museus-casas: relicários arquitetônicos e lugares de memória. In: FERNANDES, Neusa; COELHO, Olivio Gomes P. (orgs.). História e geografia do vale do café do Paraíba. Vassouras: CREA-RJ, Prefeitura Municipal de Vassouras, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

LACERDA DE SOUZA, viviam; DA SILVA, J. A. Monsenhor Rios: : uma história de devoção e simplicidade. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 222–243, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i45.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20551. Acesso em: 6 fev. 2023.