Multinacionais Globais do Marketing Internacional ao Folkmarketing

a Identidade Cultural Pelo Consumo no São João do Interior do Brasil

Autores

  • Pedro Paulo Procópio UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0005

Resumo

O presente estudo analisa intersecções entre a Comunicação Organizacional e o Folkmarketing por meio de elementos históricos da formação de um constructo voltado ao papel comunicacional como fator de relevo às organizações no quesito imagem. Diante disso, é exposto o caminho trilhado por este campo não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, país que é um dos precursores nessa prática. Demonstra-se de modo incisivo a evolução da Comunicação Organizacional no país nos anos finais do Regime Militar, bem como o novo comportamento do consumidor de então. É levantado com ênfase o papel desempenhado pelo Folkmarketing e sua integração com elementos da seara que envolve a comunicação nas organizações, restando evidenciado ao término do trabalho, o decisivo papel do Folkmarketing como estratégia efetiva e afetiva junto ao público consumidor cada vez consciente e exigente no atual cenário da Sociedade da Informação.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Procópio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Docente e Coordenador de Pesquisa e Extensão Universitária da Faculdade Integrada de Pernambuco, Presidente do Comitê Técnico-Científico daquela instituição.

Referências

BARBALHO, Nelson. Caruaru de vila a cidade. Recife: Centro de Estudos de História Municipal, 1980.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu, 1972.

BRITTOS, Valério; BOLAÑO, César. Rede Globo 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005.

HALL, Stuart. Identidades na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LIMA, Maria Erica; FALCÃO, Priscila; MENEZES, Ágata. Revista Brasil – almanaque de cultura popular e a Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa-PR, Volume 11, Número 24, p. 96-108, dez. 2013.

LIMA, Maria Erica; FALCÃO, Priscila; MENEZES, Ágata. Mídia regional: indústria, cultura e mercado. Natal, Ed. UFRN, 2010.

LUCENA FILHO, Severino. Folkcomunicação no contexto da comunicação. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, Ano 15 n.15, p. 79- 94 jan/dez. 2011.

PROCÓPIO, Pedro Paulo; PATRIOTA, Karla. Estratégias de Folkmarketing no São João de Caruaru e a Identidade Cultural Local: uma Análise do Branding de Corporações Globais na Contemporaneidade. Razón y Palabra, Quito-Ecuador, Volume. 20, Número 95, pp.303-328, dez. 2016.

PROCÓPIO, Pedro Paulo; LIMA, Maria Erica. Caruaru Capital do Forró: Reflexões das Indústrias ao Folkmarketing. In: XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, 2015, Cuaibá – MT. Anais [...], 17º Conferência Brasileira de Folkcomunicação.

RETT, L. . Folkmarketing e visibilidade das marcas nos festejos populares. In: 8º Seminário Os Festejos Juninos do Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, 2011, Campina Grande - PB. Anais [...], 8º Seminário os festejos juninos no contexto da folkcomunicação e da cultura popular, 2011.

SANTOS, José Veridiano dos. Falas da cidade: um estudo sobre as estratégias discursivas que construíram historicamente a cidade de Caruaru-PE (1950-1970). 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira. O reforço na construção da identidade cultural do povo baiano através da campanha publicitária - para a tv – promovida pelo Governo do Estado em 2002. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

SANTOS, Pedro Paulo Procópio de Oliveira. Caruaru: A Construção da Marca Midiática da Capital do Forró. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

TUCHMAN, Gaye. Making news: a study in the construction of reality. New York: The Free Press, 1978.

VILCHES, Lorenzo. Manipulación de la información televisiva. Barcelona: Paidós, 1989.

Downloads

Publicado

2022-07-23

Como Citar

PROCÓPIO, P. P. Multinacionais Globais do Marketing Internacional ao Folkmarketing: a Identidade Cultural Pelo Consumo no São João do Interior do Brasil . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 88–105, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20584. Acesso em: 12 ago. 2022.