Aspectos do Folkmarketing na Festa de Nossa Senhora da Achiropita (SP) em tempos de pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0003

Resumo

A festa italiana Nossa Senhora da Achiropita, evento histórico-cultural, religioso, comunitário e gastronômico celebrada anualmente no bairro do Bixiga (São Paulo-SP), é uma ação voluntária para arrecadar fundos ao amparo de pessoas em vulnerabilidade social. O estudo tem como objetivo identificar estratégias de comunicação utilizadas pela Edição Especial - 94ª da Festa em 2020 diante da crise sanitária causada pelo Covid-19. Trata-se de uma pesquisa teórica, de revisão bibliográfica integrativa na qual foram explorados websites, redes sociais e materiais de divulgação sobre o fenômeno estudado. Os resultados evidenciam que em superação ao isolamento social, o e-commerce contribuiu para efetivação do evento. Considera-se, portanto, propostas que possibilitaram, a partir de uma perspectiva folkcomunicacional, e principalmente, do folkmarketing, a preservação de um patrimônio religioso, comunitário e gastronômico, com suas múltiplas expressões histórico-culturais e simbólicas que foram incorporadas à realidade local, originárias de movimentos migratórios, e que recriaram as marcas da referida festa.

Biografia do Autor

Iêda Litwak de Andrade Cezar, Universidade Metodista de São Paulo

Lic./Bela. Economia Doméstica - UFRPE. MSc. Extensão Rural e Desenvolvimento Local - UFRPE. Doutoranda - Comunicação Social - UMESP. Profª  ETE Chico Science, Olinda-PE. Coordenadora curso Técnico em Nutrição e Dietética.  Membro da Rede Folkcom / Cátedra da Unesco. Membro Grupo/CNPq: Consumo e Cibercultura - GPCiber

Camila Escudero

Doutora em Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) Doutorado-Sanduíche na University of Illinois - Chicago (UIC), no Latin American and Latin Studies Program, Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenado do Pós-Graduação em Comunicação Social (UMESP). Correio eletrônico: camila.escudero@metodista.br

Joseana Maria Sariva

Doutora em Serviço Social, Mestre em Nutrição. Licenciada/Bacharela em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Profa. Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social, Departamento Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil. Correio eletrônico: joseanasaraiva@yahoo.com.br.

Denice Saraiva de Alencar Alves

Graduada em História e Pós-graduada em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Letras com Habilitação em Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Escola Técnica Estadual Governador Adauto Bezerra / Crato – CE. Correio eletrônico: ddennicce@yahoo.com.br.

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Publicado

2022-07-23

Como Citar

LITWAK DE ANDRADE CEZAR, I. .; ESCUDERO, C. .; MARIA SARIVA, J. .; SARAIVA DE ALENCAR ALVES, D. . Aspectos do Folkmarketing na Festa de Nossa Senhora da Achiropita (SP) em tempos de pandemia Covid-19. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 50–70, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20681. Acesso em: 22 dez. 2024.